Recentemente, a GM anunciou a criação da marca BrightDrop, a nova divisão que promete oferecer um "ecossistema de produtos elétricos da primeira à última milha" para empresas de logística com destaque para o seu carro-chefe, a van elétrica BrightDrop EV600.
Agora, a montadora norte-americana anunciou um investimento de quase US$ 800 milhões (1 bilhão de dólares canadenses) para converter sua fábrica CAMI em Ingersoll, Ontário, na primeira fábrica de veículos elétricos comerciais em grande escala do Canadá.
O plano é iniciar a produção dos novos veículos comerciais de entrega BrightDrop EV600 baseados na nova arquitetura da GM com baterias Ultium até o final de 2021. Anteriormente, o local estava envolvido na produção do Chevrolet Equinox.
"O trabalho começará imediatamente para transformar a fábrica CAMI. Isso apoiará empregos e transformará o trabalho na fábrica nos próximos dois anos, desde a produção do Chevrolet Equinox até a produção de EV600s, atendendo ao crescente mercado de soluções de distribuição elétrica da América do Norte."
Espera-se que o BrightDrop EV600 tenha uma autonomia de até 400 km e opção de carregamento rápido DC (até 120 kW). As primeiras unidades serão entregues à FedEx Express (o primeiro cliente), antes que a empresa comece a aceitar pedidos do mercado geral no início de 2022. De acordo com a Reuters, a FedEx receberá os 500 primeiros BrightDrop EV600.
"As primeiras 500 unidades irão para a FedEx até o final do ano, com entregas para outros clientes começando no início de 2022", disse Fletcher.
O EV600 parece ser um veículo bem projetado para a função que irá desempenhar, e a utilização da moderna plataforma Ultium indica que ele pode ser um dos melhores veículos elétricos comerciais disponíveis no mercado.
Especificações do BrightDrop EV600:
Além disso, o EV600 será compatível com o novo palete elétrico EP1 assistido por propulsão, programado para lançamento no mercado no início de 2021.
"BrightDrop EP1 - o primeiro produto da BrightDrop no mercado, o EP1, será um palete elétrico assistido por propulsão desenvolvido para mover facilmente mercadorias em curtas distâncias - por exemplo, do veículo de entrega à porta da frente do cliente."
- Motores de cubo elétricos integrados com velocidade ajustável de até 5 km/h, dependendo do ritmo do operador.
- Manobrável em espaços apertados.
- Transporta e protege aproximadamente 650 litros de carga.
- Capacidade de carga útil de 90 kg.
- Prateleiras ajustáveis organizam o conteúdo.
- Portas com chave permitem acesso remoto e seguro ao conteúdo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM: "Revolução dos carros elétricos seguirá independente do governo"
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
GM reage e vendas globais de carros elétricos decolam no 3º trimestre
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
GM: produção de carros elétricos e a combustão na mesma linha de montagem
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
GM ajusta para baixo a meta de produção de carros elétricos em 2025