Europa supera a China e se torna o maior mercado de carros elétricos em 2020
Região fechou 2020 com 1.367.138 emplacamentos de elétricos e híbridos plug-in; Renault Zoe é o líder
Hello China: o primeiro mercado do mundo para carros eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) agora é a Europa. De fato, em 2020, a ultrapassagem histórica se consolidou.
O resultado, que por si só já é sensacional, ganha ainda mais relevância se considerarmos que a China, em dezembro de 2020, registrou um novo recorde de vendas de eletrificados, vendendo 224 mil carros desse tipo em um mês (+ 50% em relação a dezembro de 2019). No entanto, a Europa foi ainda melhor, atingindo o recorde de 281.171 unidades emplacadas em dezembro.
Galeria: Renault Zoe 2020 - fotos de estúdio
Crescimento de três dígitos
De acordo com EV Sales no Velho Continente os dados de mercado no final de 2020 superaram todas as expectativas e na comparação com dezembro de 2019 houve um aumento de 254%, o que em termos absolutos se traduz em mais 115.000 carros vendidos.
- Elétricos: 168.912 (+ 223% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2019)
- Híbrido plug-in: 112.260 (+ 347% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2019)
Olhando para a participação de mercado, os eletrificados já representavam 23% do total em dezembro, com o elétrico puro em 14% e híbridos plug-in em 9%. No cálculo do acumulado de 2020, a Europa fecha com 1.367.138 carros eletrificados (+ 142%) e com uma participação de 11% (6,2% elétricos e 4,8% híbridos plug-in). A China não ultrapassou 1.272.000 novos registros.
Mais vendidos
Os impulsionadores do crescimento foram os modelos Renault Zoe, Tesla Model 3 e Volkswagen ID.3, os elétricos mais vendidos em 2020 com 99.613, 87.642 e 56.935 unidades, respectivamente. Em dezembro, porém, o campeão de vendas foi o ID.3, que encerrou o ano com 28.108 emplacamentos, à frente do Tesla Model 3 (24.664) e do Renault Zoe (16.322).
Modelo | Emplacamentos 2020 |
Renault Zoe | 99.613 |
Tesla Model 3 | 87.642 |
Volkswagen ID.3 |
56.937 |
Hyundai Kona EV | 48.537 |
Audi e-tron | 35.463 |
Volkswagen e-Golf | 33.659 |
Nissan Leaf | 31,791 |
Peugeot e-208 | 31.554 |
Kia Niro EV | 30.690 |
Mercedes A250e (PHEV) | 29.436 |
Olhando para os dez primeiros colocados, descobrimos um domínio absoluto dos 100% elétricos, que ocupa os primeiros 9 lugares no ranking e deixa a última vaga disponível para o Mercedes A250e, o único PHEV entre os dez primeiros. Seria um pouco melhor no mês de dezembro, com o Renault Captur PHEV e o Classe A250e em quinto e sexto, respectivamente, e o Mercedes GLE300e em nono. Destaca-se o décimo lugar do Fiat 500e, um elétrico que chegará ao Brasil ainda neste ano.
Modelo | Inscrições 2020 |
Volkswagen ID.3 | 28,108 |
Tesla Model 3 | 24.664 |
Renault Zoe | 16.332 |
Hyundai Kona EV | 11.340 |
Renault Captur (PHEV) | 6.135 |
Mercedes A250e (PHEV) | 5.507 |
Nissan Leaf | 5.424 |
Audi e-tron | 5.296 |
Mercedes GLC e / de (PHEV) | 5.214 |
Fiat 500 elétrico | 4.999 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian