Conforme antecipado pelos resultados mensais, sabemos que a situação do mercado automotivo como um todo na Europa, é bastante fraca. De acordo com o relatório da consultoria JATO Dynamics para 27 mercados da região, em dezembro as vendas de automóveis novos de passageiros tiveram queda de 3,8% somando 1,21 milhão de unidades.
O resultado geral para 2020 é o mais baixo desde 1993 - 11,94 milhões (queda de 24% na comparação ano a ano). Seria ainda pior sem os vários incentivos nos principais mercados do Velho Continente.
Por outro lado, os modelos eletrificados (plug-ins) registraram um mês excepcionalmente ótimo, com mais de 292.000 vendas (aumento de 271% ano a ano) e alcançando uma participação de mercado de 24,1%. É praticamente o mesmo patamar das vendas de modelos a diesel.
"A demanda por carros a gasolina e diesel (incluindo híbridos e híbridos moderados) caiu 23% cada, em contraste com um aumento de 271% em carros elétricos puros e híbridos plug-in (EVs). Esses resultados fecham a lacuna entre EVs e carros a diesel, com VEs registrando uma participação de mercado de 24,1%, em comparação com a participação de 24,7% observada para carros a diesel. Isto é particularmente significativo quando comparado a dezembro de 2019 - quando VEs representaram apenas 6,3% do total de registros."
Em 2020, cerca de 1,42 milhão de carros elétricos e híbridos plug-in foram vendidos na Europa - 147% a mais do que em 2019 (575.000). A participação de mercado aumentou para 12% (dados limitados a 23 países europeus).
Um dado interessante é que o Grupo Volkswagen quase dobrou sua participação no segmento de 100% elétricos para 25,2% (um em cada quatro carros totalmente elétricos), enquanto a Tesla despencou de 31% em 2019 para 13,3% em 2020.
Em dezembro, o Volkswagen ID.3 (27.997) passou a ser o segundo carro mais vendido entre todos os carros (gasolina, diesel e eletrificados) no mercado europeu, sendo superado apenas pelo Volkswagen Golf (30.073).
No entanto, o Tesla Model 3 não ficou tão longe e, na verdade, melhorou seu volume em 11% na participação ano a ano para o total de 24.567.
Vamos conferir os modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in mais vendidos:
O Renault Zoe se tornou o carro totalmente elétrico mais vendido em 2020, abrindo uma vantagem confortável sobre o Tesla Model 3, enquanto o Volkswagen ID.3 conseguiu se tornar o 'melhor do resto' com apenas poucos meses de vendas:
Os veículos híbridos plug-in mais vendidos em 2020:
*Os dados da JATO Dynamics são diferentes em comparação com EV-volumes.com/EV Sales Blog.
**Dependendo da categoria, os dados da JATO Dynamics são para os mercados 22, 23, 27 (veja o número "Europa-x") nos gráficos.
Fonte: JATO Dynamics
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model 3 ganha versão super eficiente com 702 km de autonomia
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Tesla Model 3 tem 517 cv e estreia como o mais poderoso já produzido
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD Seal é um rival à altura do Tesla Model 3? Sedã elétrico é avaliado na Europa
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano