E aqui está o novo DS 4 2021. Depois de apresentar um modelo completamente novo com o carro-chefe DS 9, agora é a vez da segunda geração do hatchback. Que olhando mais de perto, pelas proporções, pela carroceria e pelas formas musculares, flerta de forma nada sutil com os crossovers.
Isso também fica claro pela gama com a qual será lançado, que se divide em três linhas estilisticamente distintas, com o DS 4 Performance dedicado a um público que busca um carro mais esportivo e o DS 4 Cross, que se parece mais com um crossover, ao lado do DS 4 "normal".
O carro evolui o design típico da marca ao adotar algumas soluções estéticas vistas no conceito DS Aero Sport Lounge, do qual herda a dianteira, a traseira e a coluna traseira original. Um trabalho particular foi feito na assinatura luminosa. O carro, que tem faróis diurnos de LEDs (eles também integram indicadores de direção), tem faróis de três módulos (como no DS 7 Crossback) que também podem ser ajustados neste modelo para ajustar o feixe de luz conforme necessário.
Mesmo dentro do carro ele ainda se baseia no estilo típico dos outros carros DS vistos até hoje, levando-o para o futuro com novas soluções. Os elementos mais característicos são representados pelo túnel central muito alto e pelo painel envolvente que integra todos os comandos e que se estende até invadir a área das portas.
O DS 4 nasceu na plataforma EMP2 - a mesma adotada por vários outros modelos do grupo incluindo o DS 7 Crossback - mas 70% dos componentes foram modificados para se adaptar às necessidades deste carro específico. Graças a esta base comum, o DS 4, que também pode ser equipado com suspensão ativa, também estará disponível na versão híbrida que usa o mesmo trem de força que os outros plug-ins da Peugeot, Citroen e Opel (a parte franco-alemã da Stellantis).
É um esquema E-Tense que combina um motor de 4 cilindros de 180 cv com um motor elétrico de 110 cv e a transmissão automática de oito velocidades EAT8. O carro tem uma potência total de 225 cv e graças à presença de uma bateria de nova geração com capacidade de 12,4 kWh pode percorrer até 50 km em modo totalmente elétrico.
O DS4 chega ao mercado equipado com o novo sistema de assistência ao motorista que utiliza uma série de tecnologias de última geração. Não só ACC, mas também monitoramento de ponto cego, aviso de obstáculos nas manobras, leitura de sinalização rodoviária e permanência em faixa. Há também uma câmera infravermelha embutida na grade que detecta a presença de pedestres e ciclistas mesmo à noite, até 200 metros de distância.
Entre as funcionalidades a bordo estará o head-up display ampliado com realidade aumentada, um novo dispositivo que projeta todas as informações em uma parte estendida do para-brisa e garante ao motorista uma visão clara de todos os parâmetros sem precisar distraí-lo da tela.
O carro está equipado com um novo sistema de informação e entretenimento denominado Iris System, que foi projetado para ser o mais semelhante possível a um smartphone. O objetivo é torná-lo simples e intuitivo. É totalmente sensível ao toque, exceto por um botão de início que permite retornar rapidamente à tela inicial.
O sistema também é totalmente personalizável e mantém suas configurações favoritas na memória. Há também o smart touch, uma tela sensível ao toque de 5" posicionada perto dos controles de mudança de marcha que permite acessar rapidamente uma série de funções que são usadas com mais frequência.
O novo DS 4 chegará ao mercado no final de 2021, com pedidos já possíveis na segunda metade do ano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Supercarro DS com 815 cv é laboratório para futuros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
DS será uma marca de carros elétricos a partir de 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo DS9 nasce como versão "Citroën" do Peugeot 508L
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida