Vamos colocar desta forma: na Europa, mais de um em cada dez carros vendidos em 2020 era elétrico ou híbrido plug-in (que juntos formam o chamado ECV, uma sigla para Electric Chargeable Vehicles). Olhando apenas para os últimos três meses, a proporção chega a subir para 1 em cada 6. Mas, mesmo considerando o ano passado como um todo, o número é incrível. Basta dizer que em 2019 não havia mais que 3%.
Claro, a Covid deu sua contribuição para o crescimento percentual de carros "na tomada", visto que a queda de 3 milhões de emplacamentos devido à pandemia afetou principalmente os carros a diesel e a gasolina, mas os resultados do último trimestre nos eletrificados deixaram todos de boca aberta.
Nos últimos três meses do ano passado, de acordo com dados da ACEA, a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, elétricos e híbridos plug-in registraram um aumento de 123% em todo o mercado europeu, que além dos países da UE inclui os países da EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) e Reino Unido. Olhando apenas para o mercado comunitário, o aumento foi ainda mais significativo: +144%.
Sempre mantendo como horizonte de tempo apenas o período entre outubro e dezembro de 2020, as vendas de carros exclusivamente a combustão têm sofrido perdas significativas. Os carros a diesel, por exemplo, perderam 730.837 unidades, com queda de 23% e participação de mercado de 30,5 para 25,4% em relação ao quarto trimestre de 2019. Considerando os resultados de todo o ano de 2020, os carros a diesel não passaram de 28% de participação.
Pior ainda foram os carros a gasolina, que nos últimos três meses de 2020 tiveram uma queda de 33,7%, o que vale cerca de meio milhão de unidades a menos (de 1,7 para 1,2 milhão) em relação ao mesmo período de 2019. Assim, representando 56,6 % do mercado no último trimestre de 2019, no mesmo período de 2020 não passaram de 40,6%. Em termos de participação, olhando para o ano todo, caíram para 47,5%.
Agora vamos dar uma olhada nos dados sobre as fontes de alimentação alternativas. No último trimestre de 2020, os carros elétricos na Europa cresceram 216,9% e os eletrificados até 331%. No geral, elétricos e híbridos plug-in (os eletrificados de fato) passaram de 130.992 para 475.224 unidades, um aumento médio de 262,8%.
2019 | 2020 | Aumento percentual | |
Eletrificados no acumulado do ano | 387.808 unidades | 1.045.831 unidades | + 169,7% |
Eletrificados no quarto trimestre | 130.992 unidades | 475.224 unidades | + 262,8% |
Pela primeira vez na história, eles superaram o número de carros híbridos, que de qualquer forma, no quarto trimestre de 2020, cresceram 104,7%, passando de 212.612 unidades em 2019 para 435.260.
2019 | 2020 | Aumento percentual | |
Híbridos no acumulado do ano | 742.084 unidades | 1.182.792 unidades | + 59,4% |
Híbridos no quarto trimestre | 212.612 unidades | 435.260 unidades | + 104,7% |
O impulso para a eletrificação foi dado principalmente pelos incentivos de compra implementados pelos vários países. Na Alemanha, por exemplo, onde o governo alocou parte da ajuda mais consistente, o crescimento dos eletrificados foi superior a 500%. A Itália está um pouco atrás da média europeia, mas dá sinais encorajadores.
Olhando para o mercado de 100% elétricos, por exemplo, passou de 17.170 unidades em 2019 para 59.894 em 2020. Isso é +248%. Limitando-se aos dados do último trimestre, os registros passaram de 5.405 unidades para 29.942. Traduzido: +454%. Os números não deixam dúvidas, enfim, mesmo aqui o final de 2020 teve um belo... choque.
2019 | 2020 | Aumento percentual | |
Elétricos no acumulado do ano | 17.170 unidades | 59.894 unidades | + 248% |
Elétricos no quarto trimestre | 5.405 unidades | 29.942 unidades | + 454% |
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