Revelado no segundo semestre de 2020, o BMW iX3, primeiro SUV elétrico da marca, teve uma estreia um tanto controversa. Com produção inicial na China, os planos eram de que o modelo ganhasse espaço gradualmente na Europa e nos demais países, o que ainda parece longe de ocorrer, principalmente por conta da estratégia de mercado e preços do modelo. Enquanto isso, a marca já trabalha em uma versão atualizada para no máximo, no ano que vem.
Para começar, a BMW estipulou um lote de apenas 12.000 unidades para todo o mercado europeu durante todo o ano de 2021, um número que pode ser considerado baixo. Outra questão é o preço, considerado alto frente aos principais rivais como o Tesla Model X. Enquanto o SUV da marca bávara estreou no mercado chinês custando o equivalente a 60.000 euros / R$ 391.000 (depois o preço foi reduzido para 52.000 euros / R$ 340.000), o rival da marca de Elon Musk custa a partir de 43.800 euros / R$ 285.700 - uma diferença considerável.
Em que pese o visual praticamente igual ao do irmão a combustão X3 e o uso de uma plataforma não dedicada, o novo BMW iX3 possui um moderno conjunto propulsor. O SUV é impulsionado por um único motor elétrico e uma bateria de 74 kW (80 kW de capacidade nominal). O sistema produz 286 cv e 40,6 kgfm de torque e tem autonomia estimada em 460 km pelo ciclo WLTP. Este conjunto garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e velocidade máxima de 180 km/h.
Por conta dos motivos citados, entre outros, tudo indica que a BMW já está trabalhando em uma versão atualizada do seu recente lançamento. Por meio deste lote de fotos de flagras, podemos finalmente confirmar que a BMW irá oferecer um kit M Sport para o veículo, embora haja bastante camuflagem e não seja possível conferir todos os detalhes.
Para confirmar isso, nossos espiões de plantão apontam para as aberturas pretas localizadas nos pára-lamas dianteiros, atrás das rodas e logo acima, afirmando se tratar de um emblema M coberto (como o que você vê em todos os BMW atuais com o pacote M Sport).
E, uma vez que os pára-choques dianteiro e traseiro estão completamente ocultos, não há razão para que este e outros protótipos não estejam escondendo pára-choques mais agressivos. Na verdade, nossos espiões também apostam que o iX3 2022 atualizado será oferecido somente com um aspecto mais esportivo - todos os protótipos flagrados têm esta aparência, completos com o emblema coberto na lateral. Também esperamos que os faróis e lanternas tenham um design exclusivo, diferente das demais versões.
E o fato é que a BMW irá lançar este iX3 reestilizado junto com uma versão renovada do X3 regular - isso deve acontecer entre o final de 2021 e início de 2022. Atualmente, a montadora oferece o iX3 com uma opção de bateria única e apenas tração traseira. O modelo atualizado pode trazer tração integral e mais opções de trens de força elétricos. A conferir.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Avaliação: BMW iX3 M Sport 2023 não deixa saudades do motor a combustão
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Impressões BMW iX3 M Sport: Elétrico sim, mas sem perder o 'DNA BMW'
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW iX3 elétrico com 460 km de alcance chega ao Brasil por R$ 475.950