Hipercarro a hidrogênio com 2.000 cv é flagrado nas ruas de Hollywood
Previsto para 2022, o Hyperion XP-1 foi interceptado em Los Angeles com pouco disfarce
Nas ruas de Hollywood não é difícil encontrar carros ultra luxuosos ou superesportivos. Mas desta vez mesmo aqueles acostumados a encontrar estrelas de cinema e bilionários ao volante de seus carros customizados ficaram sem palavras na frente do Hyperion XP-1, que depois de se apresentar em Las Vegas passou por um teste de rodagem "normal" em Los Angeles.
O carro é único não só pelas formas, embora certamente não passe despercebido do ponto de vista estético, mas também pelo esquema de propulsão. Ao contrário de uma Pininfarina Battista ou de um Rimac Concept_One, que são elétricos "tradicionais", como sabemos o carro é movido por um motor a hidrogênio. E o adesivo no capô frontal do espécime beliscado na Califórnia não deixa dúvidas sobre isso.
Galeria: Hyperion XP-1 - Hollywood
1.600 km de autonomia
As células a combustível com membrana de troca de prótons que utiliza para gerar eletricidade devem lhe garantir 1.600 km de autonomia e desempenho absurdo. Aparentemente, o carro vai de 0 a 100 km/h em menos de 2,2 segundos e ultrapassa a velocidade máxima de 350 km/h, graças à caixa de câmbio de três velocidades e tração nas quatro rodas.
- Trem de força: célula de combustível
- Tração: Integral
- Potência máxima: 2.000 cv
- 0-100 km/h: 2,2 segundos
- Velocidade máxima: 356 km/h
Galeria: Hyperion XP-1
O segredo deste desempenho está no acumulador de bordo, que não é uma bateria normal, mas um super capacitor, que tem uma capacidade limitada (mas pode ser recarregado em movimento graças ao trem de força de hidrogênio), mas com a possibilidade de carregar e descarregar em um nível muito alto.
Esta solução traz consigo outra grande vantagem: redução de peso. Sem bateria tradicional e com chassis e carroceria em fibra de carbono, o Hyperion XP-1 tem o peso de um carro popular: 1.031 kg.
Produção em 2022
O carro, como demonstrado pelo teste de rodagem em Hollywood, não permanecerá um simples projeto piloto. A ideia da casa é começar a produzir no início do próximo ano e montar cerca de 300 unidades. Ainda não se sabe a que preço serão vendidos, mas é difícil pensar que não será um valor para poucos afortunados.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: Novo Renault Kwid E-Tech 2025 se prepara para a estreia no Brasil
Zeekr 7X: SUV elétrico cotado para o Brasil tem início de entregas
MG4 é flagrado em testes no Brasil: hatch elétrico deve chegar em 2025
Carros elétricos podem ter preços iguais aos de combustão até 2026
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Tesla Model Q deve ser lançado em 2025 por menos de R$ 180 mil
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil