Recarga em tempo recorde: carro elétrico com bateria de grafeno já está pronto
Após testes de rodagem, o chinês GAC Aion V pode ter a produção em série iniciada em setembro
O uso do grafeno para baterias de carros elétricos é algo que se fala há algum tempo. No entanto, o grupo chinês GAC agora anuncia que deu um passo sideral à frente e que usou o grafeno para fazer células de carregamento super-rápidas. E o que é melhor: não se trata mais de testes.
O primeiro carro a usar esta bateria inovadora será na verdade o Aion V, um crossover elétrico produzido pela Aion, uma empresa que integra a GAC, convencida de que a produção em massa pode ser iniciada já no próximo mês de setembro.
Galeria: GAC AION V
Recarga em 8 minutos
Melhor condutor de eletricidade do que o cobre, o grafeno é 200 vezes mais resistente que o aço e 6 vezes mais leve, e por meio de vários tratamentos de superfície também possui grandes qualidades em termos de armazenamento de energia. De acordo com o GAC, a nova bateria pode usar um carregador de alta potência de 600 A e pode carregar a um nível de 80% em apenas 8 minutos.
Um valor que infelizmente não vem acompanhado da capacidade real da bateria ou da potência envolvida, mas que em todo o caso dá a medida máxima de um potencial realmente alto.
O principal problema do grafeno está relacionado ao seu custo, que gira em torno de algumas centenas de dólares por grama. E justamente para reduzir seu uso, o GAC o utiliza com uma estrutura tridimensional e reticular, reduzindo significativamente os custos.
A Tesla também
A GAC não é a única empresa que trabalha com baterias de grafeno. Até a Tesla parecia interessada nessa tecnologia, de modo que se dizia que Elon Musk acabara de comprar a Maxwell Technologies para apontar nessa direção, graças à expertise da empresa com o super capacitor de grafeno.
Acreditava-se que a Tesla poderia dobrar a autonomia de seus carros graças a essa tecnologia, mas de 2019 em diante não se falou mais sobre o assunto.
Mesmo a Samsung olha para esta tecnologia e trabalha em uma bateria com esferas de grafeno que pode reduzir significativamente o tempo de carregamento. O mesmo seria feito por uma startup espanhola, Earthdas, que com uma pequena bateria, adequada para uma moto ou bicicleta assistida por pedal, garante uma carga completa de energia em 5 minutos.
Finalmente, há a Graphenano, outra empresa espanhola, que afirma estar trabalhando em uma bateria à base de polímero de grafeno que poderia recarregar energia suficiente em 5 minutos para permitir que um carro rodasse 500 km. Até agora, no entanto, estamos falando de produtos em desenvolvimento, enquanto a GAC poderia chegar ao mercado com sua bateria de grafeno em alguns meses.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Descoberta de lítio na China: 30 milhões de toneladas de novas reservas
Zeekr 007 GT: perua elétrica revelada com fotos e detalhes do lançamento
Troca de bateria do Nissan Leaf usado: até 500 km de autonomia
Land Rover: Defender elétrico ainda está longe de acontecer
Tesla está secretamente trocando as baterias das primeiras Cybertruck
Moura lança bicicleta elétrica com 100 km de autonomia
Durabilidade das baterias de carros elétricos surpreende em novos testes