O CEO da BMW, Oliver Zipse, observou em uma das conferências recentes da empresa que a indústria automotiva está passando por um "grande momento" para veículos elétricos e que não será fácil para a Tesla manter o alto ritmo de crescimento nas vendas com a expansão do segmento.
Vamos lembrar que a Tesla vendeu quase 500.000 carros elétricos em 2020 (um aumento de 36% na comparação ano a ano) e estabeleceu uma meta geral de crescer 50% ao ano (em média) em 2021.
A BMW, por outro lado, vendeu 192.646 carros eletrificados (principalmente híbridos plug-in), o que representa (aumento de 31,8% na comparação ano a ano) e 8,3% do volume total de 2,32 milhões (que teve queda de 8,4%).
Abaixo a fala do executivo:
“Não será fácil para a Tesla continuar nessa velocidade porque o resto da indústria está avançando muito”, disse Zipse durante a conferência de tecnologia DLD All Stars.
Em geral, devemos concordar que ninguém é capaz de manter uma taxa de crescimento muito alta em um mercado maduro / em maturação, especialmente quando a concorrência cresce junto. No entanto, não estamos nem perto desse ponto agora.
A Tesla, com novas fábricas e tremendo progresso na tecnologia de fabricação de VEs, deve - em nossa opinião - crescer muito rapidamente. Outra coisa é que a participação do carro elétrico a bateria no mercado geral ainda é baixa.
Claro, por causa da escala de outros fabricantes e seus investimentos, a Tesla pode não ser o maior competidor em termos de volume, mas a taxa de crescimento não deve ser um problema para virtualmente qualquer um que tenha um elétrico decente no mercado.
Acompanharemos de perto as vendas da Tesla, BMW e de outros fabricantes para ver se o crescimento de qualquer um dos fabricantes fortemente engajados será inferior a 50% ao ano em um mercado que terá forte expansão nos próximos anos.
Fonte: Bloomberg
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028