Em breve a Toyota estará vendendo seus próprios módulos de célula de combustível. Como a Volkswagen vende sua plataforma elétrica MEB para outros fabricantes (e a Ford é o primeiro cliente), a montadora japonesa disponibilizará sua tecnologia de propulsão a hidrogênio para qualquer pessoa interessada em comprar.
Os módulos Toyota estarão à venda a partir de abril, inicialmente apenas no Japão. São compatíveis com diversas aplicações e podem ser montados em caminhões, carros e ônibus, mas também em trens ou navios. Não apenas isso: eles também são compatíveis para outros usos que não os relacionados com o transporte. Por exemplo, para geradores de energia.
A ideia por trás da iniciativa é clara: a Toyota, que apresentou a segunda geração do Mirai no ano passado, quer facilitar ao máximo a difusão da tecnologia de células de combustível, tanto para aumentar os volumes de produção (reduzindo custos) quanto para acelerar a criação de uma infra-estrutura adequada.
No Japão, de fato, o interesse pelo hidrogênio é maior do que em outros lugares e também existem iniciativas governamentais ambiciosas para a construção de centenas de distribuidores.
A Toyota, neste momento, tem fornecido a sua tecnologia a vários parceiros, como a CaetanoBus, que utiliza as mesmas células de combustível do Mirai nos seus veículos a hidrogênio, como o H2.CityGold.
O objetivo, porém, é tornar-se um verdadeiro fornecedor de sistemas de propulsão a hidrogênio e comercializar, além da própria célula a combustível, todos os componentes auxiliares, como sistema de alimentação de ar e hidrogênio, sistema de refrigeração e unidades de controle eletrônico.
A Toyota já catalogou dois tipos de módulos de células de combustível, um com disposição vertical e outro com disposição horizontal. Ambos podem ser escolhidos nas versões de 60 ou 80 kW.
Módulo | Potência |
Vertical | 60 kW |
Vertical | 80 kW |
Horizontal | 60 kW |
Horizontal | 80 kW |
A casa garante não só a sua segurança (com, por exemplo, o bloqueio imediato em caso de fugas) mas também a versatilidade de utilização a diferentes temperaturas, mesmo em climas muito frios e muito quentes, e resistência mesmo em caso de fortes vibrações.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão