Depois de flagras reveladores e muitos vídeos e teasers, chegou a hora da estreia oficial do novo Porsche Taycan Cross Turismo, o segundo veículo 100% elétrico da marca. A variante perua da linha Taycan possui quatro variantes de propulsão e se caracteriza pelo teto mais comprido e menos inclinado, maior altura do solo e proposta mais familiar que o sedã cupê.
Fazendo um paralelo com o Panamera e sua versão perua, a Sport Turismo, o segundo modelo da linha Taycan não adotou o sobrenome Cross Turismo por acaso, uma vez que sua proposta é um pouco mais aventureira que a do 'parente' de motor a combustão.
A Porsche anuncia que a nova Taycan Cross Turismo será lançada em quatro versões: Taycan 4 Cross Turismo, Taycan 4S Cross Turismo, o Taycan Turbo Cross Turismo e o Taycan Turbo S Cross Turismo.
"Em 2019, enviamos um sinal importante com o lançamento do nosso primeiro carro totalmente elétrico,” disse Oliver Blume, Diretor do Conselho Executivo da Porsche AG, no lançamento mundial da nova e ainda mais versátil versão. “Nos vemos como pioneiros da mobilidade sustentável: até 2025, metade dos nossos veículos novos terão acionamento elétrico - totalmente elétrico ou híbrido plug-in. Em 2020, um em cada três de todos os nossos veículos fabricados na Europa tinham um conjunto motopropulsor elétrico. A mobilidade elétrica é o futuro. Com o Taycan Cross Turismo, damos um grande passo nessa direção."
Assim como o Taycan regular, o novo Cross Turismo se vale da configuração com dois motores, um em cada eixo, caixa de câmbio de duas velocidades e arquitetura elétrica de 800 volts. No entanto, diferentemente do sedã-cupê, não haverá versão com tração traseira, nem um modelo "básico" com a bateria de 79,2 kWh.
Falando de baterias, a Porsche anuncia uma recarga de 5 a 80% da capacidade em apenas 22,5 minutos com a potência máxima de carga de 270 kW. No caso de uma tomada de 11 kW CA são necessárias 9 horas para carregar de 0 a 100%.
Esta bateria contém 33 módulos, compostos por 12 células, ou 396 células ao todo, com uma capacidade total de 93,4 kWh. Cada módulo possui uma unidade de controle interna para gerenciar a tensão e a temperatura. Integrada ao circuito de resfriamento do carro por meio de uma bomba de calor, a bateria pode ser resfriada ou aquecida para ficar constantemente na temperatura adequada.
Medindo 4,96 metros, o mesmo comprimento da versão sedã, o Taycan Cross Turismo se destaca mesmo é pela linha de teto mais esticada e menos inclinada, o que confere uma habitabilidade um pouco melhor para os ocupantes, principalmente os que vão atrás.
Já no porta-malas, dependendo da versão, pode chegar a 446 litros (39 litros a mais que a versão sedã). Um volume que aumenta para 1.212 litros com os bancos traseiros rebatidos. Na dianteira também há o pequeno porta-malas de 84 litros. Equipado com barras de teto, o Taycan Cross Turismo pode transportar itens longos e volumosos - também está disponível um suporte específico para bicicletas (opcional).
Mais em alta em 20 mm na comparação com o sedã cupê, a Taycan Cross Turismo se diferencia pelo visual mais aventureiro que, como manda o estilo, incorpora várias proteções ao longo da carroceria. Também está lá a suspensão a ar ajustável em vários níveis.
Como opcional, a Porsche oferece o pacote "Off Road Design" que permite aumentar a distância ao solo em 1 cm adicional. Também acrescenta um modo "Gravel" (cascalho), que melhora a performance da perua elétrica em estradas acidentadas, embora não tenha a pretensão de ser um modo 'Off-road'.
Com lançamento simultâneo na Europa e no Brasil, o Porsche Taycan Cross Turismo será vendido por aqui com preço público sugerido a partir de R$ 649.000, já incluso a instalação do carregador doméstico e pode ser encomendado a partir de agora com previsão de entrega no segundo semestre.
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