Depois de lançar no mercado o Lexus UX 300e, a Toyota enfim terá o primeiro SUV elétrico com o seu emblema. E a estreia oficial está marcada para o próximo dia 19 de abril, durante a abertura do Salão do Automóvel de Xangai, na China.
O novo veículo elétrico da marca japonesa será construído sobre a plataforma e-TNGA, que permitirá configurações de tração dianteira ou integral e dará origem a uma família de veículos elétricos. Durante o evento chinês, o que a marca japonesa está chamando de "SUV elétrico movido a bateria" terá todos os detalhes revelados.
Ainda não foi divulgado o seu nome oficial, mas o novo SUV elétrico pode ser o primeiro de uma linha de nomenclaturas que começará com a sigla BZ. Uma abreviação que remete à filosofia 'Beyond Zero', que a marca japonesa inaugurou com o primeiro Toyota Prius no final da década de 1990. Tanto é que a marca já registrou os nomes BZ1, BZ2, BZ3.
Estamos falando aqui de um modelo muito importante, pois trata-se do primeiro veículo 100% elétrico da Toyota que chegará a diversos mercados em um dos segmentos mais competitivos da atualidade. Além disso, ele finalmente colocará a marca japonesa na rota da mobilidade totalmente elétrica, após duas décadas de ênfase total nos carros híbridos e de células de combustível a hidrogênio.
Embora tenha o porte de um RAV4, o seu formato e visual ainda permanecem um mistério completo e a imagem divulgada praticamente não dá pistas sobre o design deste veículo elétrico.
A Toyota está tentando recuperar o tempo perdido com a demora em adotar os carros elétricos e acelera o desenvolvimento de tecnologias afins como as baterias de estado sólido, inclusive com a possibilidade de apresentar um protótipo com esse tipo de células neste ano, mas ainda não será este SUV elétrico que o público verá em Xangai.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão