Após a conferência anual de resultados e o 'Power Day', onde a Volkswagen apresentou sua estratégia e novas diretrizes para se transformar uma empresa de mobilidade elétrica e serviços, o grupo alemão também destacou pontos essenciais nessa transição energética e um deles é uma mudança gradual para uma única plataforma de veículos elétricos.
Esta nova plataforma é chamada Scalable Systems Platform (SSP) e está sendo desenvolvida para estrear com o primeiro carro desenvolvido pelo Projeto Artemis da Audi, que chegará ao mercado entre 2024 e 2025.
Ao mesmo tempo, esta arquitetura está sendo utilizada pelo Projeto Trinity da Volkswagen, que gradualmente será aplicada aos veículos elétricos construídos atualmente sobre as plataformas elétricas MEB e PPE.
Questionado pelo site Autocar durante a conferência anual de resultados da Volkswagen, o CEO do grupo, Herbert Diess disse:
"A plataforma SSP substituirá as plataformas existentes por um longo período de tempo. O start-up começará com o Artemis em 2024/2025. Nós vamos pegar o que temos com a MEB, e teremos melhoria de custo e padronização da bateria, o que anda de mãos dadas com uma nova arquitetura eletrônica que fornece mais poder de computação para os veículos. A SSP acabará por ser o backbone único para o Grupo, estamos falando aqui de algo para além de 2035."
Toda essa mudança é parte da estratégia do Grupo Volkswagen de padronizar em grande escala todo o processo de produção de veículos elétricos, desde a plataforma e módulos de baterias, passando pelo sistema operacional e serviços de mobilidade comuns. Todas essas soluções em comum serão compartilhadas pelas marcas Audi, Bentley, Porsche, Seat/Cupra, Skoda e Volkswagen.
Atualmente o grupo já trabalha com esse conceito de compartilhamento de plataforma para ganhos de escala em eletrificação, software e serviços conectados, mas a Volkswagen quer levar isso a um nível jamais visto na história da indústria automotiva. Tudo para disseminar os carros elétricos e se tornar a líder mundial em mobilidade conectada.
"As plataformas da Volkswagen são um importante alicerce da história de sucesso da Volkswagen e estamos levando a abordagem da plataforma a um novo nível", disse Diess. "Ao fornecer plataformas fortes e unificadas, nossas marcas podem liberar todo o seu potencial e sinergias. Nossa plataforma MEB serve como uma prova de conceito. Isso levou a mobilidade ao nosso negócio principal."
Voltando à plataforma SSP, que está intimamente ligada ao Projeto Trinity, pode ser descrita como totalmente digital e altamente escalável, com a empresa afirmando que ela é adequada para "modelos de todas as marcas e segmentos". Apesar de nova, ela herdará muitos elementos das bases MEB e PPE, e as substituirá gradualmente em uma transição que deve estar totalmente concluída por volta de 2035, segundo Diess.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos