Um dia após o 'Power Day', onde a Volkswagen apresentou sua estratégia de soluções para energia e carregamento, nesta terça-feira (16), a marca alemã realizou sua conferência anual de imprensa, anunciando que em 2020 as vendas de veículos elétricos do Grupo Volkswagen triplicaram em comparação a 2019.

De acordo com a nova estratégia, a Volkswagen planeja se tornar líder no mercado global de veículos elétricos até 2025. Para atingir essa meta, a marca alemã planeja investir US$ 46 bilhões em eletrificação nos próximos cinco anos e também entregar 1 milhão de veículos elétricos puros em 2021. Este ano marcará ainda a estreia de seis novos veículos elétricos: os já apresentados VW ID.4 e Audi e-tron GT e nos próximos meses os modelos Skoda Enyaq IV, Audi Q4 e-tron, VW ID.6 e Cupra Born. 

Volkswagen AG - Conferência anual de mídia 2021

Em 2030, a Volkswagen espera ocupar 60% do mercado europeu de veículos elétricos. No entanto, levando em consideração as enormes diferenças na estrutura energética e nas políticas e regulamentações em diferentes países e regiões, o grupo alemão ainda não divulgou o momento exato para encerrar a produção de veículos com motores a combustão.

Para avançar com seu plano de liderança global em mobilidade elétrica, o Grupo Volkswagen apoiará sua estratégia em quatro pilares:

  • Hardware
  • Software
  • Baterias e carregamento
  • Serviços de mobilidade
Volkswagen AG - Conferência anual de mídia 2021

Atualmente, o Grupo Volkswagen está construído a maioria dos seus veículos elétricos na plataforma elétrica MEB, que está sendo utilizada em fábricas do grupo em todo o mundo, incluindo a Europa, China e Estados Unidos. De acordo com o plano do grupo alemão, até 2022 estarão disponíveis 27 modelos baseados nesta arquitetura. 

Além disso, no ano que vem será lançado o primeiro veículos elétrico baseado na plataforma PPE, reservada a modelos mais luxuosos e que prometem aceleração mais rápida, maior autonomia e menor tempo de recarga.

Posteriormente, por volta de 2025, a empresa irá inaugurar a nova plataforma modular SSP. Esta arquitetura dedicada a carros elétricos promete versatilidade ainda maior que a MEB. Será compatível com mais estruturas de carrocerias e motores duplos para configurações de quatro motores. Suporta tração dianteira, tração traseira ou tração integral - modelos de todas as marcas do grupo e segmentos de mercado podem ser produzidos nesta plataforma.

Em termos de veículos conectados e software inteligente, o Grupo Volkswagen planeja compartilhar uma nova arquitetura entre suas marcas nos próximos anos. A empresa está confiante nesse projeto, que aposta em evoluções do VW OS (sistema operacional Volkswagen). A versão 1.2 desse sistema estará nos modelos com plataforma PPE e a versão 2.0 será instalada nos futuros modelos da plataforma SSP. 

Desenvolvidos em parceria com a Car.Software-Org, os estudos também envolvem condução não tripulada, modelos de negócios baseados em banco de dados e níveis mais avançados de serviço de viagens.

Além disso, como já foi explicado ontem durante o 'Power Day', a Volkswagen também está buscando soluções baseadas em plataforma para baterias e carregamento. A partir de 2023 essa solução começará a chegar ao mercado e em 2030 espera-se que 80% dos veículos elétricos do grupo alemão estejam equipados com baterias compostas por esse tipo de célula.

 

Em termos de serviços de viagens móveis, o serviço de compartilhamento de carros MOIA da Volkswagen e o serviço de compartilhamento de carros elétricos WeShare se tornarão muito mais presentes. Nesse sentido Herbert Diess, CEO da Volkswagen, disse:

"O Grupo Volkswagen se esforçará para ser o campeão no campo da mobilidade no futuro. O roteiro da Volkswagen mostrou claramente como fazer isso e também nos permitirá nos transformar em uma empresa de mobilidade baseada em software."

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