Bastante conhecida por ser a maior fabricante de iPhone do mercado global, a Foxconn, sediada em Taiwan, anunciou planos para produzir veículos elétricos na América do Norte a partir de 2023.
De acordo com o presidente da empresa, Young Liu, a gigante taiwanesa terá que escolher até julho entre uma fábrica localizada no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, que inicialmente deveria ser utilizada na produção de LCDs e outra fábrica de componentes que fica no México.
Recentemente, a Foxconn anunciou seus planos para expandir negócios no segmento de veículos elétricos. Houve o anúncio de uma plataforma (hardware e software) para VEs, bem como parcerias com empresas como a norte-americana Fisker e a chinesa Geely, esta última para produzir carros elétricos para outras montadoras e oferecer serviços de consultoria.
Também não devemos esquecer que a gigante taiwanesa conseguiu 'salvar' a startup de veículos elétricos Byton da falência ao se tornar acionista majoritária desta em um negócio realizado no começo deste ano.
Mas voltando à questão da fábrica na América do Norte, pode ter algo a mais por trás dessa história. E sem causar surpresa isso tem a ver com a Apple.
Maior cliente da Foxconn, a gigante global da tecnologia sediada na Califórnia está desenvolvendo o seu Apple Car e ainda não encontrou uma empresa com os requisitos desejados para produzi-lo.
Após negociações fracassadas com montadoras como Hyundai/Kia e Nissan, entre outros, parte da imprensa norte-americana acredita que a Apple pode estar reservando uma carta na manga com a Foxconn envolvida nisso tudo. No entanto, a empresa de Taiwan diz que tudo não passa de um grande boato.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Como ficará o boom de carros elétricos nos EUA se Trump vencer?
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Novo BYD M6 é a resposta para o ID.Buzz com nome de esportivo alemão
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033