Marca chinesa lança bateria que recupera 500 km em 15 minutos (antes da Tesla)
A BAK apresentou suas células 4680 evidentemente inspiradas nas de Elon Musk e associados: serão vendidas a partir de 2022
Você já conhece as revolucionárias células 4680 da Tesla? Agora ela já está sendo fabricada na China. E isso não quer dizer que Elon Musk tenha feito acordo com algum fabricante local para produzi-las, mas sim que a BAK Battery, uma empresa especializada em células de íon-lítio, apresentou uma célula do tipo 4680 na China International Battery Fair, que aconteceu de 19 a 21 de março.
É a primeira célula deste tipo a ser projetada e fabricada na China e, considerando o fato de a maior parte da produção mundial se concentrar naquele país, não é à toa que dali venha um produto semelhante ao apresentado pela Tesla durante o seu Battery Day em setembro passado.
500 km em 15 minutos
Conforme relatado pela mídia chinesa, a BAK Battery há muito tempo trabalha em células maiores do que as do tipo 2170 (que são, por exemplo, as usadas pela Panasonic nos carros da Tesla) e entre as células que já possui no mercado, elas também são do tipo 32105 e 32140. Estão disponíveis em três versões: NCM, LiFePO4 e LiMn2O4.
As novas 4680 têm capacidade de 25 Ah e graças a uma menor dissipação de calor podem reduzir significativamente a resistência interna e atingir uma potência de 1 kW, o que se traduz em maior velocidade de carregamento. Em um carro com autonomia de 600 km, por exemplo, essas baterias podem recarregar energia suficiente para percorrer 400 ou 500 km em um tempo de 10-15 minutos.
Produção em 2022
O objetivo da bateria BAK é iniciar a produção das células 4680 de Elon Musk ainda neste ano, a fim de permitir que os fabricantes de automóveis e empresas de dispositivos eletrônicos avaliem o desempenho do produto.
A partir de 2022, no entanto, a empresa pretende iniciar a produção em massa em sua fábrica de Zhenghou. Nesse ponto, será interessante conferir se a Tesla também estará entre os clientes, que está iniciando suas próprias linhas de produção da 4680 e espera que a Panasonic e a LG Chem, com a qual já tem uma estreita colaboração, iniciem a produção por elas mesmas.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Galeria: Tesla Battery Day 2020
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Tesla Model Q deve ser lançado em 2025 por menos de R$ 180 mil
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Tesla Cybertruck é vista em fábrica da BYD na China: estratégia ou estudo?
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia