Agora é oficial, a Xiaomi vai finalmente começar a desenvolver o seu carro elétrico. Foram divulgados vários rumores e especulações sobre o assunto, inclusive com declarações oficiais da gigante chinesa de tecnologia desmentindo muitos deles.
A Xiaomi quer recuperar o tempo perdido e anuncia um grande investimento de US$ 10 bilhões ao longo dos próximos anos para criar uma divisão automotiva que permitirá à empresa atingir o seu objetivo. Tendo como fundador e CEO, Lei Jun, o novo braço da gigante da tecnologia vai se chamar Xiaomi Smart Electric Vehicles.
* O elétrico Baojun E300 utiliza um software com funções de automação desenvolvido pela Xiaomi
No entanto, quem deve assumir a frente da nova divisão de carros inteligentes deve ser mesmo Wang Chuan, que já esteve por trás do desenvolvimento de projetos importantes na Xiaomi desde 2012. A imprensa local afirma que ele já estaria trabalhando na contratação de pessoal para tocar o projeto do carro elétrico.
É importante destacar que um dos próximos passos nesse objetivo do carro elétrico é firmar uma parceria. Vários nomes foram especulados como parceiros da Xiaomi, mas o mais cotado para assinar um acordo nos próximos dias é a Great Wall, que se confirmado, será um nome de peso para que o projeto seja tocado adiante.
Enquanto ainda não temos detalhes sobre como será o primeiro carro da Xiaomi, sabemos que a empresa quer um lançar um 'carro elétrico para as massas', aplicando a mesma filosofia adotada para seus produtos eletrônicos, como os smartphones, dos quais já é a 3ª maior produtora global.
Se tudo der certo, a imprensa chinesa estima que o 'Xiaomi car' tenha um protótipo em breve com previsão de chegar ao mercado até 2023.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Suzuki eVitara: primeiro SUV elétrico da marca japonesa é revelado
Como ficará o boom de carros elétricos nos EUA se Trump vencer?
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033