Apple compra baterias da Tesla para seu megaprojeto de armazenamento
Novo sistema de armazenamento de energia da Apple foi projetado com a tecnologia de bateria da Tesla em mente
Embora relatos digam que o projeto da Apple com a Tesla foi silenciosamente aprovado no ano passado, a Apple acaba de anunciar oficialmente que está construindo uma instalação de armazenamento de energia de bateria em sua fazenda solar no norte da Califórnia. Uma propriedade que está em atividade desde 2015, embora o anúncio sobre o uso da tecnologia de bateria da Tesla seja novo.
Segundo apurado, a Apple gastou US$ 50 milhões para adquirir 85 megapacks de íon-lítio da Tesla para o projeto. A empresa afirma que o sistema será capaz de armazenar cerca de 240 megawatts-hora de energia, parte da qual será usada para abastecer sua sede em Cupertino.
Galeria: Tesla Megapack
O site The Verge relatou pela primeira vez que o projeto foi aprovado em 2020 pelo Conselho de Supervisores do Condado de Monterey. A publicação diz que o projeto foi oficialmente confirmado pelo chefe de planejamento do condado por e-mail, embora a Apple e a Tesla ainda não tenham respondido ao The Verge. No entanto, a VP da Apple, Lisa Jackson, afirmou à Reuters esta semana:
"O desafio da energia limpa - solar e eólica - é que ela é, por definição, intermitente. Se pudermos fazer isso, e pudermos mostrar que funciona para nós, isso tira as preocupações sobre a intermitência e ajuda a rede em termos de estabilização. É algo que pode ser imitado ou desenvolvido por outras empresas."
Em outras palavras, a energia renovável é o caminho a percorrer, mas um meio de armazenar a energia obtida é fundamental. Embora existam outras empresas que ofereçam sistemas domésticos de armazenamento de bateria e sistemas maiores para uso corporativo, a Tesla é uma das únicas empresas tradicionais que realmente promove novos sistemas de armazenamento de energia e bateria. Seu megapack tem se mostrado um sucesso em várias partes do mundo e a Apple parece saber onde procurar quando se trata de armazenamento.
Quer você veja a Apple e a Tesla como parceiras, rivais, amigas ou inimigas, faz todo o sentido que a Apple trabalhe com a Tesla no armazenamento da bateria. Esperamos ver muitos outros projetos como este no futuro. Vamos acompanhar.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla enfrenta boicote de empresas e clientes por ações de Elon Musk
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Novo Tesla Model Y reestilizado é revelado: veja fotos e detalhes
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Tesla Cybertruck: unidades estão encalhando até em lojas de usados
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Tesla foi a montadora que mais teve carros envolvidos em recalls em 2024