Projeto de bairro sustentável em energia será implantado em cidade da Austrália

Um projeto interessante surgiu na Austrália, um país que investe pesado na energia solar, onde um grupo de empresas construirá em Queensland o primeiro bairro 100% equipado com armazenamento de energia solar e de bateria.

O plano é instalar um sistema solar de 6,2 kW (17x 365 W módulos fotovoltaicos) e 13,5 kWh da Tesla Powerwall em cada casa (cerca de 80 no total), para tornar todo o bairro sustentável em termos de eletricidade, e talvez até ganhar algum dinheiro ao vender a energia excedente através de um sistema Virtual Power Plant.

Galeria: Tesla Powerwalls na Alemanha

Para atrair clientes, a instalação de energia solar e baterias será "altamente subsidiada". Como resultado, o custo adicional deve ser pago dentro de vários anos, sem contas de eletricidade:

"A Natural Solar tem o orgulho de fazer parceria com o governo de Queensland e a Tesla para transformar esta excelente visão de casa com bateria e energia solar inteligente em uma realidade.

Os proprietários da Oxely's Songbird Housing Development podem esperar economizar até US$ 2.100 por ano com um retorno sobre o investimento de apenas 5 anos, com a adição de energia de reserva do Tesla Powerwall no caso de um apagão.

O desenvolvimento é o primeiro de seu tipo trabalhando em harmonia com a rede elétrica, além da capacidade de criar uma Usina Virtual"

Como sabemos, a Tesla está em um processo de instalação de Powerwalls na Austrália em grande escala - até 50.000 propriedades habitacionais serão incluídas, e ainda será criada uma usina de energia virtual com uma potência de até 250 kW e 675 MWh.