Ola Källenius, deve estar orgulhoso do Mercedes-Benz EQS, e não é só porque ele pode bater o Tesla Model S. Outro motivo de alegria para o presidente da Mercedes-Benz é que o carro elétrico será lucrativo desde o primeiro dia, segundo o executivo. Ele também disse que não renderia tanto dinheiro quanto o Classe S, mas há um bom motivo para isso.
Mesmo os motores de combustão mais sofisticados são baratos de construir, e a Mercedes-Benz domina isso há mais de 100 anos. No entanto, quando se trata de veículos elétricos, as baterias são a parte mais cara do veículo e não há muito que a empresa possa fazer para reduzir seus preços.
A baixa escala de produção neste ponto também implica que os componentes dos carros elétricos são mais caros do que os presentes nos veículos com motores a combustão, que são compartilhados entre outros veículos e têm uma escala muito maior. Isso torna esses componentes mais baratos.
Apesar dessas desvantagens, o EQS não será um veículo de conformidade, de acordo com Källenius. Os lucros serão "razoáveis", como ele disse ao Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung.
O CEO da empresa também disse algo que pode ser óbvio, mas que muitos ainda não conseguem perceber: os carros mais caros ajudam a financiar os elétricos mais baratos porque são os que podem oferecer as maiores margens de lucro.
No caso do EQS, os "lucros razoáveis" que ele dará ajudarão a empresa a financiar o Mercedes EQE. Com mais volume, o EQE acabará por ajudar a empresa a ganhar mais dinheiro para criar carros mais baratos na mesma plataforma dedicada até que a Mercedes-Benz possa fazer a transição com segurança para os carros elétricos. E isso é mais que bem-vindo.
Källenius anunciou que a Mercedes-Benz venderá apenas veículos neutros em carbono até 2039, mas os regulamentos estão pressionando a empresa a alcançar esse objetivo mais cedo. Nesse sentido, o EQS parece ser o trampolim para a empresa atingir suas metas - mesmo que seja tão alto em termos de preços. Espera-se que o EQS custe mais de 100.000 euros (R$ 674.000).
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Bloomberg via Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz cancela plataforma de próxima geração para linhas EQS e EQE
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mercedes-Benz EQS ganha retoque visual e novidades na linha 2025
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Primeira impressão: Mercedes-Benz EQS é estiloso e preserva o DNA
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Mercedes-Benz EQS: sedã elétrico de luxo tem preços divulgados