Estes são os novos Audi Q4-etron e Q4-etron Sportback, os primeiros SUVs elétricos compactos da Audi. Revelados de forma oficial em uma apresentação online nesta quarta-feira (14), os carros elétricos mais acessíveis da marca alemã apostam em amplo espaço interno, tecnologias inéditas para o motorista e alta eficiência energética.
Amplamente antecipado nas últimas semanas, tendo alguns dados técnicos divulgados, o Audi Q4-etron também já teve o interior completamente revelado, mas o visual externo ainda não era totalmente conhecido, em que pese os protótipos camuflados que mostravam parcialmente as formas do SUV elétrico.
A Audi afirma estar dando um novo passo na linguagem de design de seus carros elétricos com o Q4 e-tron, que mede 4,59 metros de comprimento, 1,86 metros de largura e 1,61 metros de altura e tem distancia entre-eixos de 2,76 metros. É um estilo que se caracteriza pelos balanços dianteiro/traseiro curtos, rodas de 19 a 21 polegadas e carroceria com aspecto mais 'musculoso'. No caso do Audi Q4 Sportback e-tron, o destaque é a linha do teto especialmente baixa em estilo coupé que termina em uma traseira onde o spoiler é fixado na parte inferior vidro traseiro.
Outro ponto de destaque é aerodinâmica, onde o Q4 e-tron SUV atinge um coeficiente de arrasto de 0,28 e o Sportback chega a um número ainda mais baixo, de apenas 0,26.
Como opcional, ambos os modelos podem ser equipados com faróis full LED Matrix, que conta com assinaturas digitais de luz: o motorista pode alternar entre quatro assinaturas no sistema operacional MMI touch. Na parte traseira, uma faixa de luz interliga as lanternas.
No interior, o Q4 e-tron ostenta o mais recente design da Audi. Também há painéis sensíveis ao toque no lugar de botões físicos, uma tela multimídia de 11,1", um conjunto de mostradores totalmente digital de série e um head-up display de realidade aumentada opcional, uma das principais novidades.
Repleto de tecnologia e conectividade, é possível gerenciar remotamente alguns recursos do carro e utilizar um assistente de voz capaz de reconhecer a linguagem natural, para que você possa operar alguns comandos sem tirar as mãos do volante. Um volante no qual serão incorporados controles de toque, para gerenciar as várias telas de instrumentação e sistemas de assistência ao motorista.
O Audi Q4 e-Tron estará disponível em três níveis de potência: um modelo de entrada equipado com um motor elétrico de 125 kW (170 cv) de potência e um modelo intermediário com 150 kW (204 PS), ambos com e 31,6 kgfm de torque, além de uma versão superior com 220 kW (299 cv) e 47 kgfm, sendo as duas primeiras com tração traseira e a última com tração integral quattro. De acordo com a Audi, a versão mais potente pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e alcançar a velocidade máxima de 180 km/h.
Q4 35 e-tron | Q4 40 e-tron | Q4 50 e-tron quattro | |
Bateria | 55 kWh (52 kWh) | 82 kWh (77 kWh) | 82 kWh (77 kWh) |
Recarga | até 100 kW | até 125 kW | até 125 kW |
Potência | 170 CV | 204 CV | 299 CV |
Torque | 31,6 kgfm | 31,6 kgfm | 47 kgfm |
0-100 km/h | 9"0 | 8"5 | 6"2 |
Velocidade máxima | 160 km/h | 160 km/h | 180 km/h |
Autonomia | 341 km | 520 km | 488 km |
São duas opções de bateria: 52 kWh líquidos (55 kWh brutos) e 77 kWh líquidos (82 kWh brutos), agrupadas em 9 ou 12 módulos de células. A versão intermediária com 204 cv e bateria de 77 kWh entrega a maior autonomia: 520 km pelo padrão WLTP. O consumo de energia varia entre 15,8 e 17,8 kWh/100 km.
Tanto o Q4 e-tron quanto o Q4 e-tron Sportback podem ser carregados com diferentes saídas usando corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC), dependendo da bateria. A bateria menor pode chegar a 7,2 kW com carga CA e até 100 kW no carregamento rápido, enquanto a de maior capacidade permite até 11 kW com CA e até 125 kW.
A Audi afirma que com 125 kW é possível recuperar 130 km de autonomia em cerca de 10 minutos em condições ideais - como referência, um Volkswagen ID.4 consegue recuperar cerca de 102 km no mesmo período.
Modelo mais barato da linha de carros elétricos da Audi, o Q4 e-tron chegará aos mercados europeus em junho de 2021, enquanto a estreia do Q4 Sportback e-tron será no terceiro trimestre. Na Alemanha, os preços começam em 41.900 euros (R$ 285.400), com o acréscimo de 2.000 euros (R$ 13.600) para o Sportback.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris