Este é o Zeekr 001, o primeiro carro elétrico da marca de luxo criada recentemente pela Geely. A versão final do modelo será apresentada ao público no Salão de Xangai, praticamente um evento dedicado ao carro elétrico. E não poderia ser diferente, dada a importância crescente dos carros com emissão zero no mundo e, em particular, na China.
O carro já havia sido apresentado ao público em forma de conceito, sob a marca Lynk & Co, mas agora está sendo revisado em sua versão de produção trazendo uma nova marca para sua estreia.
É definido pelo fabricante como uma perua?!, mas, olhando bem, também pode parecer uma espécie de utilitário com linhas muito aerodinâmicas. Definições à parte, pretende estabelecer-se como um carro premium e por isso nasceu sob a bandeira da Zeekr, a marca recém-nascida que a Geely criou para explorar novas soluções mecânicas e tecnologias relacionadas com o mundo dos carros elétricos.
Para o design, a Geely recorreu ao centro de design em Gotemburgo, onde os designers também trabalham com a Volvo, uma marca que a Geely controla desde 2010. Com base na plataforma SEA, o Zeekr 001 tem 4,97 metros de comprimento, 1,99 metro de largura e 1,56 de altura, com um entre-eixos de mais de três metros. Graças às suas dimensões generosas, oferece espaço no topo da sua categoria e uma capacidade de carga recorde de até 2.144 litros.
O novo carro elétrico de luxo também pretende surpreender pelo desempenho, com velocidade máxima limitada em 200 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. Ele também promete parar de 100 km/h a 0 em 34 metros, nada mal para um carro que pesa bem mais de duas toneladas.
Estará disponível com duas baterias, 86 ou 100 kWh, que podem ser recarregadas na incrível velocidade de 360 kW (na Europa, no momento, ninguém passa de 350 kW). Isso permitirá que o carro ganhe 120 km de autonomia em apenas 5 minutos de estacionamento em uma estação de carregamento rápido.
A nova marca não só cuidará do design dos carros, mas também terá como objetivo a criação de uma infraestrutura de recarga. Por enquanto, o foco será na China: a meta é chegar a 2.200 estações com 20.000 pontos de recarga até 2023 e, a partir daí, expandir ainda mais.
Para divulgar a marca, a Geely já decidiu que iniciará as vendas do 001 por meio de uma nova rede de 60 concessionárias, centros de serviços e 36 pontos de coleta. Eles serão necessários porque o carro também pode ser encomendado online. O carro, que inicialmente será comercializado apenas na China, chegará ao mercado até o final do ano. Não sabemos se chegará dessa forma à Europa, ou "disfarçado" sob a marca Volvo ou Polestar.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Geely terá sistema híbrido com 2.000 km de alcance para peitar a BYD
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Geely revela carro elétrico urbano 'estiloso'; rival do BYD Dolphin
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Aegis Lithium: Bateria à "prova de balas" da Geely desafia Blade da BYD