Proprietária da Volvo, a gigante chinesa Geely está lançando uma nova marca global de carros elétricos chamada Zeekr. A informação confirmada nesta terça-feira (23) é que a nova marca será formada por meio de joint venture entre as empresas Geely Automobile e sua controladora Zhejiang Geely Holding Group. 

Com estratégia de mercado voltada para o mercado chinês e também para exportação aos mercados globais, a Zeekr é mais recente iniciativa de eletrificação dentro do Grupo Geely Holding.

Galeria: Lynk & Co Zero Concept

*Zero Concept, o primeiro modelo do grupo montado sobre a plataforma SEA

Sua proposta é ser uma marca premium de carros elétricos para atuar em um segmento acima da Tesla e das marcas generalistas e competir com modelos das alemãs BMW e Mercedes, por exemplo.

Conforme esperado, os carros elétricos da Zeekr farão uso da nova arquitetura SEA da Geely e contará com seu próprio sistema de propulsão elétrica, bem como baterias e sistemas de gerenciamento de energia e de carregamento. Graças à essa nova plataforma, os veículos elétricos da marca poderão contar com a comodidade de atualizações de software OTA - 'Over the Air' ao longo da vida útil. 

Com a estreia da nova marca premium, a Geely poderá segmentar melhor sua participação no mercado, com presença das marcas Volvo, Polestar e Lynk & Co atuando em segmentos diferentes e ampliando as possibilidades da holding.  

A expectativa é de que o primeiro carro elétrico com a marca Zeekr tenha início de entregas no último trimestre de 2021. O plano da empresa é trabalhar com pequenas lojas nas principais cidades vendendo os carros a preço fixo ao invés do formato convencional de concessionárias.  

A produção ficará a cargo da Geely e a nova marca tem como meta colocar um novo modelo no mercado por ano nos próximos cinco anos. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Geely Geometry A