China lança clone elétrico do Fusca; o Besouro virou Gato Punk!
ORA Punk Cat estreia no Salão de Xangai
A Volkswagen está marcando touca: já anunciou diversos modelos com a plataforma MEB para carros elétricos mas, até agora, não falou seriamente em produzir um Fusca moderno "movido a bateria".
Para variar, os chineses foram mais rápidos... Uma das estreias mais aguardadas do Salão de Xangai, que abre as portas ao público na quarta-feira (21/4), é um besouro elétrico. Ou melhor: um gato!
Galeria: Ora Punk Cat
Trata-se do Punk Cat (sim, o nome é esse mesmo), um modelo da ORA, divisão de carros elétricos da Great Wall Motors. Seu lançamento na China está previsto para o último trimestre do ano.
A aparência é mais retrô que a dos modelos New Beetle e Beetle produzidos pela Volkswagen entre 1997 e 2019. Parece mesmo um Fusca alargado e esticado. São quatro portas, mas até que os acessos ao banco de trás estão bem disfarçados.
Há cromados por toda parte, até nos arcos dos para-lamas. O formato foi inspirado nos Fuscas alemães pré-1967 (equivalentes aos brasileiros feitos até o início de 1970). Estão lá os faróis "olho de boi", os para-choques de curvas suaves e até cópias em escala maior das lanternas traseiras pós-1962.
O painel com forrações que acompanham a cor da carroceria também é no puro estilo retrô chinês, com direito a aro de buzina no volante. Há, contudo, uma grande tela na parte central e saídas de ar-condicionado até para os passageiros do banco de trás.
O para-brisa abaulado (mas não tanto quanto o dos Super Beetle alemães dos anos 70) aumenta a sensação de espaço interior. O Fusca elétrico... perdão, Punk Cat... exposto em Xangai tem um esquema de pintura bem exagerado: "saia" verde metálica, "blusa" branca e ainda há o teto preto, que se estende até o para-choque traseiro. Fora o montão de cromados. O projetista deve ter se inspirado nos Pontiac e Buick 1947, em vez de olhar o sóbrio carro popular de Ferdinand Porsche.
Por enquanto, a Volkswagen não se pronunciou sobre tal "homenagem". Tampouco há maiores detalhes sobre a parte eletromecânica. Fala-se apenas que o modelo é baseado na plataforma ME, usada em outros carros elétricos da ORA. Aí a má notícia para quem gosta de Fuscas de verdade: essa plataforma tem motor e tração dianteiros, repetindo a heresia que a VW fez nos New Beetle.
Criada em 2018, a ORA lançado feito carros bem interessantes, como o urbaninho R1, também chamado de Black Cat. Uma criação mais recente é o hatch Good Cat, que lembra um Porsche Cayenne encolhido. O modelo tem 4,23 metros de comprimento, motor elétrico de 143 cv e autonomia de até 501 km.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Mustang Mach-E GT 2024 no Brasil: novidades e preço sem alteração
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
GWM Ora 03 Skin ganha série especial por R$ 149.900
Huawei revela novo carro elétrico que também funcionará com gasolina
Ford lança SUV elétrico compacto com 376 km de alcance; veja fotos
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Super-sedã de luxo da JAC para encarar Rolls-Royce é revelado ao público