O Porsche Taycan já havia pisado fundo no acelerador, mas a ultrapassagem do esportivo elétrico no 911 falhou por muito pouco. Não se trata de uma corrida de velocidade, mas de vendas. E que pode ter outro vencedor em breve.
No primeiro trimestre deste ano, 9.072 unidades do Porsche Taycan foram entregues pela fabricante alemã: apenas 61 a menos que o icônico carro esportivo, que chegou a 9.133. No entanto, o Macan venceu a corrida dentro da marca, com 22.458 vendas globais. Em segundo lugar ficou o Cayenne, com 19.533 entregas. Não é novidade pra ninguém que o mercado passou a ter uma preferência por utilitários esportivos.
O início de 2021 foi descrito como "muito positivo" por Detlev von Platen, gerente de vendas da Porsche. A empresa vendeu um total de 71.986 carros em todo o mundo: +36% em relação a um ano atrás, quando o mercado estava sofrendo bloqueios por conta da pandemia.
"Estamos muito felizes. Este resultado foi apoiado tanto pelos modelos mais estabelecidos quanto pelos membros mais jovens de nossa linha de produtos, especialmente as novas variantes do Taycan", continuou von Platen. A referência é a perua elétrica Cross Turismo, que se apresenta nas versões 4, 4S, Turbo e Turbo S.
O Taycan foi o primeiro carro totalmente elétrico construído pela Porsche. Ele chegou às ruas em 2019, servindo como um concorrente direto para o Tesla Model S. Os últimos números, portanto, vão fazer você sorrir, porque no primeiro trimestre deste ano as vendas totais do Model S e do Model X foram de 2.020 unidades. Mas não se engane ainda, pois houve uma interrupção de produção decidida por Palo Alto para uma atualização na fábrica.
O Porsche elétrico também é o carro de Bill Gates e, na versão Turbo, foi o carro de segurança das 24 Horas de Le Mans.
Repetindo o sucesso na Europa, a Porsche também comemora bons resultados no Brasil. Durante o primeiro trimestre de 2021 a marca de Stuttgart emplacou 830 unidades no país, um aumento de 2,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. E o destaque vai para o elétrico Porsche Taycan, que emplacou 156 unidades no mesmo período, se tornando o carro elétrico mais vendido no país.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days: BYD reforça fábrica com Dolphin e Shark nacionais
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
BYD se aproxima da Ford em vendas globais após superar Tesla em receita
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Veja os carros elétricos mais vendidos no Brasil em outubro
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
BYD quebra recorde no Brasil com 7,4 mil eletrificados vendidos em outubro