page ad skin

'Kwid elétrico', Dacia Spring desbanca o Honda e no teste do alce

Este é um resultado surpreendente para um mini-crossover alto e estreito com pneus finos

dacia spring moose

Dando uma olhada no Dacia Spring, a versão elétrica do Renault Kwid, ele não parece o carro mais credenciado para fazer curvas: é alto, estreito, tem pneus finos e sua bateria fica um pouco mais alta do que em carros elétricos dedicados. No entanto, como o site Km77.com descobriu ao submeter o subcompacto ao seu habitual teste do alce, o pequeno Dacia de fabricação chinesa se saiu muito bem. 

Durante a primeira tentativa de fazer o teste, a 74 km/h, o veículo bateu nos cones porque simplesmente não conseguiu manter a trajetória, mas surpreendentemente não levantou nenhuma roda. Alguns 'mini SUVs' desse tipo geralmente chegam a levantar toda a roda traseira durante a manobra.

Acredite ou não, embora parecesse fora de controle a 74 km/h, o carrinho conseguiu contornar os cones com sucesso a 77 km/h, em que pese algum sobre-esterço. E embora a suspensão suave permitisse que o veículo se inclinasse dramaticamente, todos os quatro pneus permaneceram em contato constante com o asfalto.

Aparentemente, o seu bom comportamento também pode ser creditado ao programa de estabilidade eletrônica do veículo, cuja intervenção foi considerada muito boa por que realizou os testes. Com este resultado surpreendente para um veículo tão pequeno e aparentemente instável, o Dacia Spring superou as velocidades de teste do alce do elétrico Honda e com proposta bem mais esportiva, ou Seat Mii, o irmão do VW up! elétrico.

Recentemente tivemos a chance de passar algum tempo com o Dacia Spring e embora possa ser um carro barato e isso fique evidente em muitos pontos, não é um veículo ruim. Sua maior qualidade deve ser a autonomia que ele pode oferecer no mundo real, considerando o tamanho das baterias - dá pra superar os 250 km sem muito esforço e com pouca restrição do pé direito.

A versão elétrica do Renault Kwid é aguardada no Brasil para 2022. Equipado com um motor elétrico de 44 cv e baterias de 27,4 kWh, o o carro urbano tem velocidade máxima de 125 km/h e pode fazer uma recarga completa em até 1 hora e meia em uma estação de carregamento rápido. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Teste Dacia Spring - (Kwid elétrico)