A Volkswagen percebeu que a redução de emissões pode ser alcançada com medidas inesperadas. No caso, produzir os painéis da carroceria de um carro localmente, como fez a empresa ao expandir a estamparia de Zwickau. Com esse investimento, a Volkswagen conseguiu eliminar 9 mil viagens de caminhão à fábrica por ano, o que representa 5.800 toneladas a menos de emissões de CO2 relacionadas às operações de produção.
A lógica dessas viagens de caminhão é que a empresa tem que fazer bom uso de todos os seus recursos. Se uma fábrica relativamente próxima de outra pode fornecer componentes, geralmente é mais barato despachá-los de um lugar para outro do que investir grandes quantias de dinheiro para produzi-los localmente.
A Volkswagen costumava encaminhar para Zwickau partes externas da carroceria dos carros elétricos que está fabricando na unidade. Além do ID.3 e do ID.4, o Grupo VW também está produzindo o Audi Q4 E-Tron e o Q4 E-Tron Sportback. E a lista deve crescer em breve com o Volkswagen ID.5 e os gêmeos Seat el-Born e o Cupra Born, que deverão contar com as mesmas peças da carroceria estampadas. Zwickau está programada para produzir seis veículos elétricos baseados na plataforma MEB.
A montadora alemã teve que investir 74 milhões de euros e contratar 60 novos funcionários com a expansão da oficina de prensas. Isso incluiu a compra de uma prensa XL da Schuler com alta capacidade de produção e dimensões impressionantes: ela tem 92 metros de comprimento, 22 m de largura e 12 metros de altura e pode fazer 10.800 cursos de prensa por dia.
Com a nova máquina, Zwickau tem a segunda maior estamparia dentro da marca Volkswagen, perdendo apenas para Wolfsburg. Por mais impressionante que seja, nos perguntamos se o investimento economizará recurso para a montadora, assim como economizou toneladas de emissão de dióxido de carbono. No longo prazo, isso não é improvável, especialmente se os veículos elétricos feitos pelo grupo forem tão populares quanto a Volkswagen espera que sejam.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias