page ad skin

Volkswagen reduz emissões em fábrica alemã com nova estamparia

Zwickau deixou de emitir 5.800 toneladas de dióxido de carbono ao encerrar 9.000 viagens de caminhões para transportar peças

Volkswagen - fábrica de Zwickau

A Volkswagen percebeu que a redução de emissões pode ser alcançada com medidas inesperadas. No caso, produzir os painéis da carroceria de um carro localmente, como fez a empresa ao expandir a estamparia de Zwickau. Com esse investimento, a Volkswagen conseguiu eliminar 9 mil viagens de caminhão à fábrica por ano, o que representa 5.800 toneladas a menos de emissões de CO2 relacionadas às operações de produção.

A lógica dessas viagens de caminhão é que a empresa tem que fazer bom uso de todos os seus recursos. Se uma fábrica relativamente próxima de outra pode fornecer componentes, geralmente é mais barato despachá-los de um lugar para outro do que investir grandes quantias de dinheiro para produzi-los localmente.

A Volkswagen costumava encaminhar para Zwickau partes externas da carroceria dos carros elétricos que está fabricando na unidade. Além do ID.3 e do ID.4, o Grupo VW também está produzindo o Audi Q4 E-Tron e o Q4 E-Tron Sportback. E a lista deve crescer em breve com o Volkswagen ID.5 e os gêmeos Seat el-Born e o Cupra Born, que deverão contar com as mesmas peças da carroceria estampadas. Zwickau está programada para produzir seis veículos elétricos baseados na plataforma MEB.

A montadora alemã teve que investir 74 milhões de euros e contratar 60 novos funcionários com a expansão da oficina de prensas. Isso incluiu a compra de uma prensa XL da Schuler com alta capacidade de produção e dimensões impressionantes: ela tem 92 metros de comprimento, 22 m de largura e 12 metros de altura e pode fazer 10.800 cursos de prensa por dia.

Com a nova máquina, Zwickau tem a segunda maior estamparia dentro da marca Volkswagen, perdendo apenas para Wolfsburg. Por mais impressionante que seja, nos perguntamos se o investimento economizará recurso para a montadora, assim como economizou toneladas de emissão de dióxido de carbono. No longo prazo, isso não é improvável, especialmente se os veículos elétricos feitos pelo grupo forem tão populares quanto a Volkswagen espera que sejam.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram 

Galeria: Volkswagen ID.4 - produção em série em Zwickau

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários