Volkswagen começa a testar versão autônoma da 'Kombi elétrica'
O ID. Buzz inicia testes para o transporte de pessoas e entrega de mercadorias sem motorista
O Volkswagen ID. Buzz será um modelo chave para o fabricante de Wolfsburg. 100% elétrico e construído sobre a mesma plataforma do ID.3 e do ID.4, terá a tarefa de reviver - com zero emissões - um dos veículos mais famosos, longevos e de sucesso da marca: a Kombi.
Assim mesmo, o ID. Buzz estará disponível em várias variantes, algumas "civis" e outras comerciais. Enquanto aguardamos o modelo de produção, que deve chegar ao mercado em 2022, nos concentramos no fato do ID. Buzz (ainda não está certo se será o nome definitivo) também tem o papel de orientar a empresa para um futuro de condução autônoma e de serviços digitais.
Galeria: Volkswagen ID Buzz Concept
Testes na Alemanha
A Volkswagen, aliás, anunciou que a partir dos primeiros protótipos, o ID. Buzz com condução autônoma nível 4 começará a ser testado nas ruas de Munique. Eles serão usados para as chamadas entregas de última milha.
A tecnologia é baseada na utilização de diferentes tipos de sensores, incluindo câmeras, radar e lidar e permitirá o lançamento de um programa que deverá levar a montadora a desenvolver um sistema de transporte de pessoas e mercadorias sem motorista que estará totalmente operacional em alguns anos.
Christian Senger, diretor da divisão que trabalha em sistemas de assistência à direção, disse:
"O objetivo da Volkswagen é propor uma identificação. Buzz na condução autônoma e corrieristica que facilita o transporte de pessoas em 2025".
Este serviço será lançado inicialmente em algumas cidades e, em seguida, se expandirá gradualmente para diferentes mercados. Isso acontecerá graças à colaboração com a Argo AI, empresa norte-americana especializada em direção autônoma que contribuirá com o programa experimental.
"A Argo tem uma das maiores bases de dados de direção autônoma do mundo - disse Bryan Salesky - construída com testes aprofundados realizados em 6 cidades nos Estados Unidos. Estamos felizes em lançar este programa na Alemanha junto com a divisão de veículos comerciais da Volkswagen: é uma oportunidade de aproximar essas tecnologias da comercialização em larga escala".
Além disso, oferece enormes vantagens também na gestão de frotas da empresa. Nesse sentido, a Volkswagen já afirmou que a MOIA, subsidiária que atua no setor de prestadores de serviços de mobilidade, será a primeira empresa a adotar unidades do ID. Buzz autônomo. Isso será feito integrando os meios dentro do seu portfólio de produtos dedicados às empresas.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Galeria: Volkswagen, Argo IA e Moia - condução autônoma
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.7 Pro S supera 941 km de autonomia em teste de eficiência
BYD terá Autopilot em toda a linha em 2025, do Dolphin Mini ao U8
Crise da Volkswagen: fábricas alemãs na mira de montadoras chinesas
Descoberta de lítio na China: 30 milhões de toneladas de novas reservas
Volkswagen ID.2: O carro elétrico compacto que será um divisor de águas
Volvo Atualiza XC40, C40, XC60 e XC90 com Android Auto
Volkswagen ID.4 pode ser comprado no Brasil por R$ 309.760