A divisão global de veículos comerciais da Volkswagen anunciou o início do desenvolvimento de uma inédita variante autônoma do elétrico ID. Buzz, que será o primeiro modelo autônomo do Grupo Volkswagen.

ID. Buzz, versão elétrica da aposentada Kombi baseada na plataforma MEB, terá início de produção em série na fábrica alemã de Hanover em 2022. No entanto, ainda levará mais alguns anos antes de vermos uma versão autônoma - a meta é 2025.

Galeria: Volkswagen I.D. Buzz

O projeto foi recentemente aprovado pelo conselho fiscal do grupo. Carsten Intra, CEO da Volkswagen Commercial Vehicles disse:

"Com a confirmação do conselho supervisor do grupo para o nosso programa de P&D Autonomous Driving, estamos definindo o caminho para o futuro da mobilidade. A direção elétrica autônoma dará um importante contributo para a mobilidade urbana e a segurança rodoviária. Nossos veículos são a primeira escolha lógica para aplicar tais sistemas"

Christian Senger, Chefe do departamento de condução autônoma, acrescentou que ainda este ano, a Volkswagen, pela primeira vez, irá realizar os primeiros testes de campo com a variante autônoma na Alemanha.

A tecnologia de condução autônoma vem da Argo AI, uma empresa na qual a Volkswagen e a Ford investiam conjuntamente. Um dos principais motivos de fazer o ID. Buzz autônomo é oferecer serviços de carona e compartilhamento, veículos robo-táxis e vans, bem como aumentar a segurança nas estradas.

"Em meados desta década, nossos clientes terão então a oportunidade de serem conduzidos ao seu destino em cidades selecionadas com veículos autônomos".

Com início de produção previsto para este ano, a versão de produção do ID. Buzz foi adiada e só verá o mercado no ano que vem. O novo veículo elétrico da Volkswagen, que estará disponível em versões de passageiros e comercial, é fortemente cotado para o Brasil. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram