Brasil: carros elétricos e híbridos têm novo recorde de vendas
País teve o melhor quadrimestre da história nas vendas e participação de mercado dos eletrificados
As vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil tiveram o melhor quadrimestre da história. No período de janeiro a abril de 2021 foram emplacados 7.290 veículos eletrificados, um aumento de 29,4% sobre o mesmo período do ano passado, de acordo com os dados da ABVE - Associação Brasileira de Veículos Elétricos.
Considerando o tipo de propulsão dentro do segmento de veículos eletrificados, os números de vendas no país neste primeiro quadrimestre são os seguintes:
Híbridos (HEV): 3.869 veículos – 53%
Híbridos plug-in (PHEV): 2.993 – 41%
100% elétricos (BEV): 428 – 6%
Vendas em abril
De acordo com os dados da ABVE, as vendas de carros eletrificados no mês passado também bateram recorde. Com 2.708 emplacamentos de elétricos e híbridos, abril foi o melhor mês da série histórica iniciada em 2012.
Outro destaque em abril foi o novo recorde de participação dos eletrificados nas vendas totais de automóveis e comerciais leves no país, respondendo por 1,6% do mercado.
A ABVE prevê que o ano de 2021 deve fechar com um total de 28.000 carros eletrificados vendidos internamente, o que representaria um crescimento de 42% sobre as vendas totais do segmento no ano passado. Vale lembrar que os dados citados aqui na matéria incluem carros híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos a bateria (BEV).
Embora o segmento de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in no Brasil ainda seja bem pequeno se comparado aos principais mercados globais, ele vem crescendo de forma consistente ao longo dos últimos anos.
Apesar disso, ainda há um longo caminho a percorrer para se atingir o percentual de participação verificado nesses mercados.
Segundo o presidente da ABVE, Adalberto Maluf:
"Em 2020, os elétricos e híbridos chegaram pela primeira vez a 1% das vendas totais no Brasil e em abril de 2021 atingiram 1,6%, mas seguimos distantes dos principais mercados globais".
"Se considerarmos só os veículos elétricos plug-in, com recarga externa (BEV e PHEV), esse segmento participou com apenas 0,2% do mercado brasileiro em 2020 (BEV com 801 unidades e PHEV com 5.065), em contraste com os 4,6% do mercado global" – completou.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: ABVE
Galeria: Audi e-tron Sportback 2021
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
BYD Dolphin Mini supera até modelos a gasolina e lidera ranking na China
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
BYD Song Pro bate recorde de vendas no Brasil após redução de preço
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Recém-lançado no Brasil, Hyundai Ioniq 5 bate recorde de vendas nos EUA