A StoreDot ficou famosa com as baterias de carregamento ultra-rápido XFC (Extreme Fast Charge) dedicadas a veículos elétricos. Agora a empresa israelense anuncia um acordo com a chinesa EVE Energy para uma parceria estratégica com o objetivo de chegar rapidamente à produção dessa bateria, que poderia começar até o final de 2021.

Produção em série em 2024

Graças a esta nova aliança, a StoreDot acredita que será capaz de atingir altos volumes de produção até 2024, além de explorar as linhas de montagem atuais para a produção de células convencionais de íon-lítio.

Galeria: StoreDot - baterias

Tudo isso graças à experiência no setor da EVE Energy, um dos principais fabricantes de baterias do mundo. A empresa chinesa já vinha colaborando com a StoreDot desde 2018.

  • 2018: início da parceria
  • 2019: início dos trabalhos com a bateria XFC e construção do scooter elétrico com capacidade de recarga total em 5 minutos
  • 2021: construção das primeiras células na planta da EVE Energy na China
StoreDot

StoreDot acelera 

"Garantir uma capacidade de produção suficientemente grande é um dos maiores desafios enfrentados por qualquer tecnologia que precise ser lançada no mercado - disse Doron Myersdorf, CEO da StoreDot - No entanto, desde o primeiro dia, a EVE Energy compartilhou nossa visão de que o 'XFC é a chave para acelerar a adoção de veículos elétricos e, finalmente, alcançar uma transição completa para a mobilidade elétrica"

A colaboração com a EVE Energy, em particular, permitiu que a StoreDot confiasse na capacidade das fábricas existentes e evitasse mais investimentos precisamente para estabelecer novas linhas de produção próprias. 

A bateria com ânodo predominantemente de silício representa o futuro da StoreDot porque permite à empresa apresentar um produto com grande velocidade de carregamento, ampla autonomia e custos compatíveis com as necessidades do mercado de carros elétricos. 

Liu Jincheng, presidente da EVE, diz: "Estamos muito satisfeitos em continuar nossa parceria com a StoreDot. A tecnologia XFC é crítica para acelerar a adoção de veículos elétricos porque elimina o tempo de execução da bateria e a ansiedade de carregamento. StoreDot nesta área, juntamente com nossa escalabilidade e recursos de fabricação, fornecem uma sinergia única para clientes de elétricos. O potencial da bateria XFC é enorme e esperamos continuar a trabalhar juntos para tornar esta tecnologia uma realidade comercial."

A tecnologia revolucionária XFC FlashBattery da StoreDot redefine a química das baterias de íon-lítio, reduzindo o tempo de carregamento de veículos elétricos de horas para minutos. Esse avanço é obtido principalmente pela substituição da grafite no ânodo da célula por nanopartículas não metálicas, como o silício, para superar os principais problemas de segurança, ciclo de vida e dilatação da célula durante o processo de carregamento.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram