O Toyota bZ4X Concept, um SUV elétrico projetado desde o início como um veículo zero emissões, foi revelado em abril no Salão de Xangai e agora chegou à sede da Toyota Motor North America, marcando sua estréia oficial nos Estados Unidos.
A montadora japonesa pretende apresentar o SUV elétrico à imprensa antes do lançamento no mercado da versão de produção em 2022 (como o primeiro modelo da linha Toyota bZ - 'Beyond Zero'.
Apesar de revelar o conceito que parece estar pronto para a produção, a Toyota ainda não divulgou as especificações e mais detalhes do bZ4X, com destaque para o fato do SUV ser o primeiro modelo da marca construído na nova plataforma dedicada a veículos elétricos e-TNGA.
O bZ4X foi desenvolvido especificamente em conjunto com a Subaru (que terá sua própria versão, o Solterra), empenhada em refinar o sistema de tração nas quatro rodas.
"O conceito transmite a lendária qualidade, durabilidade e confiabilidade de longo prazo (QDR) da Toyota em combinação com as capacidades do AWD para alcançar uma experiência de direção confortável e envolvente.
O Toyota bZ4X SUV Concept apresenta uma longa distância entre eixos com balanços curtos, resultando em um design diferenciado com amplo espaço interno. O interior de conceito aberto foi projetado para aumentar o conforto e a confiança do motorista na estrada. Com cada detalhe projetado propositadamente, a posição baixa do painel de instrumentos e a localização dos mostradores acima do volante não apenas ajudam a ampliar a sensação de espaço do veículo, mas também aumentam a visibilidade para auxiliar na direção segura e protegida."
Segunda a marca, o Toyota bZ4X é um SUV - "Quase do tamanho de um RAV4":
Lisa Materazzo, vice-presidente de grupo de Marketing da Toyota, disse:
"Aproximadamente do tamanho de um RAV4, com a versatilidade de se destacar de outros BEVs, ele estará bem posicionado no ponto ideal do mercado. E a melhor parte é que é um Toyota - com a qualidade, durabilidade e confiabilidade lendárias que nossos clientes esperam."
A Toyota pretende expandir seu portfólio de produtos eletrificados para cerca de 70 modelos (xEV) globalmente até 2025, incluindo 15 novos veículos elétricos a bateria (7 dos quais serão modelos da linha bZ).
A empresa também reconfirmou a eletrificação de picapes:
"A Toyota pretende levar eletrificação para sua linha de picapes em um futuro próximo."
O tempo dirá o quão "perto" a marca está dessa nova etapa e se será um híbrido plug-in ou uma picape totalmente elétrica, como o Ford F-150 Lightning.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão