Sem querer ofender os entusiastas mais puristas de Porsches, o primeiro Porsche 911 elétrico produzido pela empresa alemã é lindo e bem projetado, mas ainda deve estar a alguns anos de distância, talvez só em 2030. Enquanto isso, algumas pessoas já estão se antecipando. Uma empresa britânica chamada Everrati criou uma interpretação de emissão zero do 911 geração 964.
Não, você não está sonhando, é realmente um 911 Type 964 que trocou seu motor a combustão por um conjunto de baterias e um motor 100% elétrico!
Certamente os fãs puristas da Porsche não deixarão de protestar. O motor 3.6 litros de 250 cv e seis cilindros da versão original foi inteiramente substituído por um conjunto de baterias de 53 kWh. Sacrilégio? Talvez, mas também é verdade que o desempenho melhorou consideravelmente nesse ponto.
Disponível como modelo base ou com o Performance Pack, este 911 elétrico pode superar os 500 cv de potência e 51 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é reduzida de 5,5 segundos do modelo original para menos de 4 segundos com esta versão Performance. A autonomia é de aproximadamente 290 km entre duas recargas. Além disso, para reduzir o consumo de energia, há também a frenagem regenerativa.
O estilo e o interior são praticamente idênticos à versão original, mas a configuração é a de um supercarro moderno. Há dois modos de condução diferentes (Sport e Eco) e uma suspensão controlada eletronicamente para uma condução mais precisa.
Além disso, a inglesa Everrati diz que o posicionamento das baterias foi estudado de forma a não alterar a distribuição do 911 original.
Também estão disponíveis assentos automáticos com aquecimento e ar-condicionado. O sistema de informação e entretenimento com navegação, rádio DAB, Bluetooth e Apple CarPlay também marca presença neste Porsche elétrico.
Então, como você consegue um 911 elétrico? Antes de tudo, você precisa de um carro "doador", que é um 964 original. O carro é restaurado pela loja e atualizado com todas as novidades eletrônicas.
Por outro lado, não é exatamente barato: só o preço das modificações começa em 250.000 libras britânicas, algo próximo de R$ 1,8 milhão em uma conversão direta, excluindo impostos e personalização. Mas isso não arrefeceu os ânimos de alguns clientes, que receberão seus 911 silenciosos a partir do final de 2021.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Porsche Macan Elétrico identifica motorista que não responde; veja reação
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Porsche Panamera 2025 chega ao Brasil com mais potência e eficiência
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Cayenne inicia testes e será totalmente elétrico