A fabricante chinesa Aiways produz o U5 desde 2019, um SUV elétrico que tem 4,68 metros de comprimento. Agora, a marca de Shangrao (um nome que pouco dirá à maioria, mas que identifica uma metrópole de 7 milhões de habitantes) apresenta uma versão SUV cupê do U5, que se chama U6, de forma semelhante ao esquema da Volkswagen com os modelos ID.4 e ID.5.
Voltando ao Aiways U6, o novo modelo chegou à fase de pré-produção. A marca está finalizando as linhas para iniciar a construção dos exemplares definitivos do SUV que, após a estreia do U5, representa em todos os aspectos o segundo modelo da marca.
Tanto o U5 quanto o U6 utilizam a mesma plataforma da Aiways. Trata-se da base chamada MAS, uma sigla para (More Adaptable Structure). A base comum sugere que os dois carros também compartilham o trem de força e as especificações técnicas.
O Aiways U5 (e muito provavelmente também o U6), adota uma bateria de 63 kWh que alimenta um motor elétrico montado na dianteira que despeja por meio do eixo dianteiro 204 cv de potência (e aqui mais uma referência ao Volkswagen ID.4 é inevitável). O U5, nesta configuração, tem autonomia de 410 km de acordo com o ciclo WLTP.
O Aiways U6 (assim como o U5) também deve estar à venda em breve nos mercados do Velho Continente. Especula-se que ele poderia ser distribuído através dos pontos de venda da Euronics, grande rede de distribuição de eletroeletrônicos que pode ter celebrado acordos nesse sentido com a fabricante.
Tendo em vista as características técnicas e o seu porte, ele deve bater de frente com modelos como o já mencionado ID.4, o Skoda Enyaq ou MG R Marvel. No entanto, até o momento nada foi divulgado sobre preços e acessórios.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Initium Concept antecipa design dos próximos modelos da marca
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Hyundai Ioniq 9: SUV elétrico topo de linha aparece em primeiras imagens
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Neta Auto inicia operações no Brasil com pré-venda em novembro