A Xpeng, uma das startups chinesas mais conhecidas e promissoras atualmente, anunciou este mês que sua rede própria de carregamento para carros elétricos em toda a China já possui mais de 1.000 estações.

Segundo a empresa, o número de estações chegou a 1.140, abrangendo 164 cidades chinesas. No total, são mais de 19.000 baias individuais, um número que inclui carregadores convencionais AC  e carregadores rápidos DC. O acesso a esses pontos de carregamento é gratuito para o resto da vida para os clientes da Xpeng (a empresa está claramente usando táticas semelhantes às que a Tesla utilizou nos primeiros dias).

Galeria: Xpeng - infraestrutura de carregamento

"A XPeng é o primeiro novo fabricante de carros elétricos na China a oferecer serviços de carregamento vitalício gratuitos para seus clientes, demonstrando seu forte compromisso em popularizar EVs inteligentes, fornecendo fácil acesso a instalações de carregamento gratuitas, aprimorando a experiência do cliente e aumentando a conveniência do usuário."

Uma das últimas instalações foi ao longo da via expressa Sichuan - Tibet, onde a Xpeng implantou 13 estações:

"Na semana passada, a XPeng inaugurou outras 13 estações de recarga ao longo dos 2.250 km da via expressa Sichuan - Tibete. Os clientes da XPeng agora têm acesso às suas instalações de recarga gratuitas a cada 170 km ao longo desta rota panorâmica, de 500 a 4.100 metros acima do nível do mar."

Neste ano, a Xpeng pretende expandir a rede para 200 cidades, "cobrindo uma gama mais ampla de localidades, incluindo rodovias e aeroportos".

Acreditamos que, se os clientes valorizam o acesso a uma rede de carregamento conveniente e gratuita, a ideia de construir esse tipo de rede, especialmente no estágio inicial (como os primeiros 10 ou mesmo 20 anos) pode ser uma boa estratégia.

A Tesla decidiu seguir este caminho e continua em um ritmo cada vez mais rápido - recentemente alcançando 25.000 pontos de carregamento DC em todo o mundo. A significativamente menor Xpeng ainda tem um longo caminho a percorrer para chegar ao nível da Tesla, mas está no caminho certo. 

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