De Guangzhou a Pequim em oito dias. Uma verdadeira expedição da sede da Xpeng Motors à capital da China passando por túneis, montanhas e mais de 3.600 quilômetros de extensão, sendo 2.930 quilômetros por rodovia. Este é o percurso da autoestrada onde o XPeng P7 aproveita ao máximo o seu Navigation Guided Pilot (NGP), ou seja, o software de condução autônoma que segundo Musk, a startup teria sido "copiado" do Tesla Autopilot.

Este é um recorde real. Nunca um carro percorreu tantos quilômetros com condução autônoma.

Montanhas e tempestades

A frota partiu em 19 de março e concluiu sua viagem no dia 26. A expedição contou com a presença de 228 jornalistas e especialistas do setor. A bordo do P7 (testado com exclusividade há alguns meses), eles cruzaram a costa leste da China, visitando dez cidades em seis províncias diferentes, escolhidas especificamente para colocar o sistema Npg em ação, mesmo em condições extremas como túneis, áreas montanhosas com cobertura limitada e também enfrentando tempestades.

xpeng-autopilot-record

Como você determina o sucesso desta operação? Com os números: o piloto automático guiado por navegação foi bem-sucedido em mais de 3.600 quilômetros, trocando de faixa e ultrapassando 94,41% do tempo; realizou as saídas de auto-estrada de forma independente em 92,76% do tempo, e 94,95% das travessias de túnel foram concluídas corretamente.

Vendo o outro lado da moeda, os motoristas a bordo tiveram que intervir - em média - 0,71 vezes a cada 100 quilômetros. Um registro, no balanço, que certamente vai dar o que falar, à margem das muitas controvérsias que, como mencionado no passado, já haviam acendido os espíritos entre a Tesla e a mesma XPeng, culpada de ter "copiado" o piloto automático da empresa norte-americana de acordo com a acusação.

"A XPeng chegará ao topo"

Um resultado que o mesmo He Xiaopeng, presidente e CEO da XPeng, quis comentar em tom de entusiasmo:

"Os resultados mostram que nosso Npg não é apenas o sistema de condução autônoma mais poderoso, mas também o mais fácil de usar para veículos de produção atualmente disponíveis no mercado. Queremos nos tornar o principal fornecedor mundial de hardware e software para a condução autônoma".

O XPILOT 3.0 NGP da Xpeng que oferece direção autônoma assistida por navegação é um conjunto sofisticado de sistemas avançados de assistência ao motorista e pode navegar do ponto A ao B, com base na rota de navegação definida pelo motorista. O sistema está disponível apenas em rodovias cobertas por mapas de alta precisão na China, que na verdade são muito abundantes por lá.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Xpeng P7