A Citroën, assim como a Peugeot e a Opel, apresenta sua própria versão de furgão comercial movido a hidrogênio - o Citroën ë-Jumpy Hydrogen, que se junta ao recém-lançado Citroën ë-Jumpy totalmente elétrico.
Sua especificação é idêntica à do Peugeot e-Expert Hydrogen e do Opel Vivaro-e Hydrogen (Vauxhall Vivaro-e Hydrogen no Reino Unido) e também será oferecida em quantidades limitadas a partir do final deste ano.
A empresa explica que a versão a hidrogênio complementará sua linha elétrica movida a bateria para clientes que precisam de mais de 300 km de autonomia com uma única carga ou não podem recarregar. Estima-se que o Citroën ë-Jumpy Hydrogen ofereça mais de 400 km de autonomia.
A parcela de empresas/clientes que requerem alcance adicional (em comparação com os cerca de 330 km na versão a bateria) é estimada em 8%.
"A Citroën complementa sua linha de veículos comerciais elétricos com tecnologia de hidrogênio para atender às necessidades de 8% das empresas que precisam fazer viagens de mais de 300 km ou que não têm tempo para recarregar o veículo durante o dia. A gama da marca atenderá, portanto, a todos às necessidades do segmento."
Significaria que, mesmo que os veículos com célula de combustível a hidrogênio tivessem sucesso (o que é duvidoso devido à eficiência energética de todo o processo), seu mercado seria limitado e mais de 10 vezes menor do que os veículos elétricos a bateria.
Os veículos elétricos a bateria são bastante adequados para todas as aplicações com requisitos de alcance na faixa de 100-300 km por dia, se houver acesso ao carregamento noturno. Ocasionalmente, eles podem ir além com carregamento adicional CA ou CC durante o dia. Acreditamos fortemente que, com as melhorias na tecnologia das baterias (densidade/alcance e custo de energia), o tempo está ao lado dos veículos elétricos a bateria.
Especificações do Citroën ë-Jumpy a hidrogênio:
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Já andamos: Citroën e-C3, o elétrico que seria bom para o Brasil
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Citroën ë-C3 Aircross: SUV elétrico acessível já tem data de estreia
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
BYD "engole" Peugeot e Citroën juntas nas vendas de fevereiro no Brasil