A Toyota já foi líder na eletrificação automotiva com seus ótimos carros híbridos, mas desde que os holofotes começaram a se deslocar para híbridos plug-in e veículos totalmente elétricos, o fabricante japonês não mudou seu foco para acompanhar a tendência de mudança.
Recentemente, a Toyota estreou oficialmente seu motor a hidrogênio em um carro de corrida de resistência com o CEO Akio Toyoda ao volante, indicando claramente que ainda está apostando em alternativas aos veículos elétricos.
Embora a recente estreia pública do motor de hidrogênio tenha sido um indicativo de que o fabricante simplesmente não quer apostar exclusivamente nos VEs, declarações feitas em uma conferência de imprensa recente realizada na sede da Toyota norte-americana mostram que isso pode não ser totalmente verdade. O Green Car Reports cita Bob Carter, vice-presidente executivo da Toyota Motor North America.
"Não somos anti-elétricos; na verdade, estamos nos comprometendo a lançar mais veículos elétricos. Para que a indústria alcance um futuro totalmente elétrico, serão necessários esforços combinados entre montadoras, governo, concessionárias, fornecedores e, claro, o mais importante, consumidores."
Isso foi apoiado pelo que a vice-presidente de marketing da divisão da Toyota, Lisa Materazzo, disse quando quis deixar claro o que o fabricante é.
"Com tudo nos elétricos. O cliente é o chefe; eles serão os únicos a decidir qual tecnologia se adapta melhor às suas necessidades. Estamos bem posicionados com nossa abordagem de portfólio para chegar aonde o mercado nos levar e seguiremos o exemplo de nossos consumidores."
A matéria também destaca de forma muito válida as declarações feitas pela Toyota em 2019, quando o fabricante estava tentando empurrar a ideia de que simplesmente não há demanda por elétricos nos Estados Unidos. Isso provavelmente não era totalmente verdade há dois anos, e hoje é menos ainda, conforme a demanda por veículos elétricos está aumentando em todo o mundo.
Neste momento, a Toyota está trabalhando no lançamento de seu primeiro veículo elétrico adequado para o mercado global, o bZ4X, um SUV elétrico do tamanho de um RAV4. A empresa também declarou publicamente que tem planos de lançar até 15 novos veículos elétricos a bateria em todo o mundo até 2025. No entanto, eles representam apenas uma fração de todos os novos modelos a serem lançados no período (70 ao todo, incluindo híbridos, a combustão, e a hidrogênio).
Vale destacar, porém, que a arquitetura e-TNGA é apenas uma versão adaptada da plataforma modular TNGA lançada em 2015 com o Prius de quarta geração - ela não foi projetada especificamente para elétricos, como a E-GMP da Hyundai ou a MEB da VW. A e-TNGA foi anunciada em outubro de 2019 e será inaugurada pelo bZ4X e seu modelo irmão da Subaru, o Solterra.
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