Esta é a Ford Maverick 2022, a nova picape compacta da Ford. Usando o mesmo nome do saudoso cupê vendido no Brasil na década de 1970, o mais novo veículo da marca está sendo apresentado nos EUA em versões a gasolina e híbrida e posicionada abaixo da Ranger em termos de preços.
Preparada para encarar rivais como a Hyundai Santa Cruz nos Estados Unidos, a Ford Maverick é a menor caminhonete da marca do oval azul e quando chegar ao Brasil irá brigar com a bem sucedida Fiat Toro. A novidade mede 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e tem um entre-eixos de 3,07 m.
Construída sobre a mesma plataforma que serve ao Escape e Bronco Sport, a picape Maverick estará disponível em três versões (XL, XLT e Lariat), todas equipadas com o conjunto híbrido composto pelo motor 2.5 litros associado a um motor elétrico para um total de 193 cv - os números de torque ainda não estão disponíveis.
A picape tem câmbio automático do tipo CVT de oito velocidades, tração dianteira, suspensão McPherson na frente e eixo de torção na traseira. O destaque será o baixo consumo para o segmento, com promessa de 17 km/litro na cidade e uma autonomia de 805 km - além das versões com motores híbridos, a Ford também irá oferecer variantes equipadas com o motor 2.0 turbo EcoBoost a gasolina com 253 cv.
Ao contrário da Santa Cruz, que claramente tira muito de seu design da Hyundai Tucson com a qual compartilha a plataforma, o Maverick é mais vertical e de estilo um tanto convencional. Uma grade larga e faróis de LEDs de série com um design em forma de C remetem à F-150. As linhas horizontais da caçamba e as aberturas quadradas promovem a conexão entre o Maverick e seus irmãos maiores no mercado norte-americano.
Veículo de entrada da marca nos Estados Unidos, a picape Ford Maverick é bem equipada e traz de série desde a versão XL central multimídia de 8" com Android Auto e Apple CarPlay, faróis de LED, frenagem automática de emergência, câmera de ré, direção elétrica, iluminação diurna, 7 airbags, vidros e travas elétricas nas quatro portas e mais. No entanto, nesta versão de acesso, a picape conta com rodas aro 17", ar-condicionado manual, bancos de tecido e painel com tela de 4,2".
Um degrau acima, o acabamento XLT adiciona mais de capacidade para a caçamba, trava elétrica para a tampa, rodas de liga leve de 17", controle de cruzeiro e ajuste elétrico dos retrovisores externos. No topo, o modelo Lariat adiciona banco do motorista com ajuste elétrico, tela multimídia de 6,5", ar-condicionado automático dual zone e chave presencial, entre outros itens.
Também estarão disponíveis pacotes de opcionais com itens tecnológicos de assistência ao motorista e também pacotes com recursos off-road.
Produzida na fábrica de Hermosillo, no México, a nova Ford Maverick 2022 já está em pré-venda nos Estados Unidos com preços a partir de US$ 19.995 (R$ 100.906), com as primeiras entregas previstas para o período de setembro a dezembro de 2021. Aguardada no Brasil em um futuro próximo (provavelmente em 2022), a picape da Ford ficará abaixo da Ranger como a nova opção de entrada da marca no segmento.
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Fonte: Ford
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