A Volvo está determinada a se tornar uma marca exclusiva de carros elétricos até o fim da década. Perseguindo essa meta, a marca sueca irá lançar cada vez mais versões 100% elétricas de seus veículos nos próximos anos, o que inclui o best-seller XC60, atualmente disponível como um modelo híbrido/híbrido plug-in.
Enquanto modelos como o XC40, que é oferecido em variantes híbrida, híbrida plug-in e 100% elétrica, devem perder gradualmente suas versões térmicas, outros como a próxima geração do XC60 já nascerão como veículos exclusivamente de propulsão elétrica.
Outro exemplo é o próximo lançamento da marca, o modelo que por enquanto está sendo chamado de XC20 e será o menor carro dentro do portfólio da Volvo. Ele está previsto para chegar ao mercado em 2023 exclusivamente como um veículo elétrico.
Derivado do XC40, o SUV cupê C40 foi apresentado recentemente e também já nasceu como um carro 100% elétrico, que não terá versões a gasolina, híbridas e nem mesmo híbridas plug-in.
Por outro lado, o XC60, atualmente o veículo mais vendido da marca globalmente, se render totalmente à mobilidade elétrica é um tanto surpreendente. Com previsão de chegar ao mercado por volta de 2024, a terceira geração do principal SUV da marca vai provar que a Volvo realmente caminha para um futuro elétrico, e cada vez mais rápido.
Considerando um anúncio recente da Volvo, as suas baterias devem ser fornecidas pela fábrica da Northvolt em Skellefteå, que a partir de 2026 iniciará a produção em uma nova giga-fábrica com 50 GWh de capacidade, fruto da parceria entre a Volvo e a Northvolt.
"A cooperação com a Northvolt garante o fornecimento de células de bateria mais sustentáveis e de alta qualidade para nossos carros totalmente elétricos. Além disso, a estreita cooperação com a Northvolt também fortalece nossas capacidades de desenvolvimento interno", disse Håkan Samuelsson , CEO da Volvo, recentemente.
Ainda há poucas informações sobre o próximo XC60, mas provavelmente ele irá compartilhar muitos elementos com o Polestar 3, um inédito SUV elétrico que pode ser construído na segunda geração da Scalable Premium Architecture (SPA2) e entrará em produção em 2022 (junto com o próximo XC90) na fábrica da Volvo em Ridgeville, na Carolina do Sul (EUA).
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: FCO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Bombeiros de SP mantém licença para edificações com carregadores
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Impressões: Alpine A290, um hot hatch elétrico, mas sem o fator “Uau!”
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil