A Renault tem planos ambiciosos para os carros elétricos e já está se mexendo para conseguir atender às necessidades de baterias que a sua mega fábrica dedicada a veículos elétricos ElectriCity na França irá demandar quanto estiver em plena operação.
A Bloomberg e a Reuters revelam essa movimentação, citando pessoas próximas ao assunto e também informando os nomes de algumas empresas com as quais foram feitos os primeiros contatos. Há o grupo chinês Envision, que já garantiu sua participação nas encomendas, mas também a ACC (Automotive Cells Company), que é a joint-venture entre a Stellantis e a Total, e a startup francesa Verkor, que a marca do losango também poderá adquirir com investimentos de capital.
A parceria com a Envision faria parte de um plano mais amplo, que segundo rumores pode até terminar com um pronunciamento do presidente francês, Emmanuel Macron. Entretanto, sabe-se que a Envision pretende construir no país uma grande Gigafactory para a produção de baterias, com um investimento que poderá superar a cifra de 2,5 bilhões de euros.
A nova fábrica do grupo chinês será construída em Douai, justamente onde a montadora francesa pretende construir o "berço" do Megane elétrico e dos novos Renault 4 e Renault 5. Lá, o maxi-polo será construído a partir da fusão com as outras duas unidades da Renault em Maubeuge e Ruitz. A meta é produzir 400 mil carros elétricos por ano.
Dessa forma, o plano faria parte da estratégia de electrificação Renaulution, na qual a empresa aposta fortemente para adquirir um papel central na transição energética dos carros vendidos na Europa.
No momento, nem a Renault nem os três parceiros em potencial fizeram qualquer declaração sobre uma possível cooperação. No entanto, se pelo menos um dos acordos se concretizar, um novo fornecedor de baterias para a marca francesa se juntará à LG Energy Solution, que atualmente fornece acumuladores para o Renault Zoe.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault 4 e Renault 5: Veja as semelhanças e diferenças dos novos elétricos
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Renault Twingo E-Tech antecipa elétrico estiloso e com o Brasil no radar
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Novo Renault 4 elétrico resgata história de sucesso atualizada
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Novo Renault 4 ganha teaser; lançamento deve ser no Salão de Paris