Não é novidade que muitos países estão se programando para definir uma data para deixar de vender carros com motores a diesel e a gasolina. De fato, nos mercados desenvolvidos há um planejamento avançado para em um futuro próximo comercializar somente veículos elétricos e modelos com zero emissão.
Sabemos também que a maioria desses planos vem principalmente dos países europeus. No entanto, começam a surgir iniciativas também nos Estados Unidos de forma individual por parte de alguns estados. Um interessante conjunto de dados foi recentemente compartilhado pelo órgão Office of Energy Efficiency & Renewable Energy.
Acontece que há um total de 14 estados que expressaram uma data-alvo para quando gostariam de exigir que os carros novos fossem exclusivamente de emissão zero (elétrico a bateria ou célula de combustível de hidrogênio).
A lista começa com o estado de Washington, onde a meta é 2030 (legislação aprovada, mas ainda não convertida em lei), o que parece muito otimista do ponto de vista de quão rápido os elétricos poderiam se expandir na maior economia do mundo.
Os 13 estados restantes têm como meta o ano de 2035. Os cinco anos adicionais tornam a meta mais realista, mas provavelmente ainda ambiciosa.
O governador da Califórnia assinou uma Ordem Executiva (em setembro de 2020) exigindo emissões zero para todos os novos veículos leves de passageiros até 2035. Espera-se que outros estados que sigam as regulamentações da Califórnia:
"O California Air Resources Board colocará os referidos regulamentos em vigor. Treze outros estados também podem estar em um caminho para encerrar as vendas de veículos leves de passageiros movidos por motores de combustão interna até 2035, mas nenhum tem regulamentos em vigor no momento.
Cinco desses estados anunciaram metas ou tomaram medidas, e oito estados adicionais, que atualmente seguem as regulamentações de emissões da Califórnia de acordo com a Seção 177 da Lei do Ar Limpo sobre os critérios de poluentes e gases de efeito estufa, ainda não fizeram qualquer anúncio formal. Se esses oito estados continuarem a seguir os regulamentos da Califórnia, pode-se esperar que adotem a mesma meta para 2035."
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: energy.gov
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Suzuki eVitara: primeiro SUV elétrico da marca japonesa é revelado
Como ficará o boom de carros elétricos nos EUA se Trump vencer?
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033