Acelerando a transição para a mobilidade elétrica, o governo do Canadá anunciou uma nova meta obrigatória para todas as vendas de veículos leves e picapes de passageiros com emissão zero até 2035. Anteriormente, a meta era somente em 2040.
Para atingir a meta ambiciosa, o Canadá pretende apoiar a indústria com uma combinação de investimentos e regulamentações, incluindo metas provisórias para 2025 e 2030 e medidas obrigatórias adicionais.
Os veículos com emissão zero costumam ser associados a baterias elétricas ou células a combustível de hidrogênio, pois outras formas de eliminar as emissões, até então, eram marginais (ou inviáveis ).
O país da América do Norte continuará a oferecer incentivos para compensar os custos iniciais de veículos com emissão zero, investimentos na infraestrutura de recarga e fará parceria com fabricantes para apoiar a reformulação das usinas de enegia.
O governo explica que a meta de 2035 está alinhada com algumas outras "jurisdições-chave":
"O anúncio de hoje colocará o nível de ambição do governo do Canadá em veículos com emissão zero em linha com outras jurisdições importantes, como o Reino Unido e a Califórnia. No Canadá, a Colúmbia Britânica e Quebec também já haviam estabelecido o requisito de vendas de veículos com emissão zero de 100 por cento."
Recentemente, vimos uma lista de 14 estados dos EUA que sugerem 2035 (ou 2030 em um caso) como o prazo para fazer a transição para os veículos com emissão zero.
Além das metas estabelecidas por países / estados / províncias, também mais e mais fabricantes de automóveis pretendem migrar para veículos com emissão zero em algum momento dentro do período de 10 a 20 anos. Os demais provavelmente seguirão essa tendência.
Só o tempo dirá o quão bem a eletrificação irá progredir e se ela pode ser alcançada em 100% em todas as áreas deste grande país até 2035.
Para os fabricantes, é um sinal claro de que talvez não valha mais a pena continuar a investir em tecnologia convencional e seja a hora de começar a mudar gradualmente antes que uma mudança mais radical seja necessária num curto tempo.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias