page ad skin

Stellantis anuncia primeira fábrica dedicada a veículos elétricos

Grupo investe em fábrica no Reino Unido para produzir vans elétricas para as marcas Vauxhall, Opel, Peugeot e Citroën

Fábrica de veículos elétricos Stellantis no Reino Unido

A Stellantis, um dos maiores grupos automotivos globais, criado através da junção do Grupo PSA e FCA, anunciou que Ellesmere Port, no Reino Unido, se tornará sua primeira fábrica dedicada a veículos elétricos, tanto comerciais como de passageiros, para as marcas Vauxhall, Opel, Peugeot e Citroën.

O grupo pretende investir £ 100 milhões (R$ 726 milhões) para atualizar o local construído em 1962, incluindo uma nova oficina, linha de montagem completamente atualizada, redução da área total e a criação de uma linha de montagem de baterias no local. 100% da eletricidade utilizada pela fábrica será produzida localmente usando parques eólicos e solares.

"Esta nova era de fabricação verá uma transformação da fábrica de Ellesmere Port“ adequada para o futuro ”, com uma nova funilaria, montagem geral atualizada, redução da área total e a criação de um conjunto de baterias no local. Além disso, haverá maior suporte para permitir um caminho para a neutralidade de carbono para a unidade até meados desta década. O local pretende ser 100% autossuficiente em eletricidade e os trabalhos começarão em breve em potenciais parques eólicos e solares."

Galeria: Peugeot e-Partner

A partir de 2022, a fábrica inglesa estará pronta para produzir vans elétricas compactas para as marcas Vauxhall, Opel, Peugeot e Citroën vendidas no Reino Unido e nos demais mercados da Europa. Confira a lista de modelos abaixo:

  • Peugeot e-Partner
    Peugeot e-Rifter (versão de passageiros)
  • Citroën ë-Berlingo van
    Citroën ë-Berlingo (versão de passageiros)
  • Opel Combo-e
    Opel Combo-e Life (versão de passageiros)
  • Vauxhall Combo-e
    Vauxhall Combo-e Life (versão de passageiros)

Todas as vans são tecnicamente iguais, equipadas com bateria de 50 kWh e motor elétrico de 100 kW (136 cv). A autonomia pelo padrão WLTP é de até 280 km e a capacidade de carregamento rápido DC (até 100 kW) permite a recarga de 0-80% SOC em 30 minutos.

Esse é o segundo investimento relacionado a veículos elétricos no Reino Unido até agora somente nesta semana, já que a Nissan e a Envision AESC anunciaram recentemente o polo Nissan EV36Zero em Sunderland (um gigafactory de bateria e um carro elétrico totalmente novo).