Stellantis anuncia primeira fábrica dedicada a veículos elétricos
Grupo investe em fábrica no Reino Unido para produzir vans elétricas para as marcas Vauxhall, Opel, Peugeot e Citroën
A Stellantis, um dos maiores grupos automotivos globais, criado através da junção do Grupo PSA e FCA, anunciou que Ellesmere Port, no Reino Unido, se tornará sua primeira fábrica dedicada a veículos elétricos, tanto comerciais como de passageiros, para as marcas Vauxhall, Opel, Peugeot e Citroën.
O grupo pretende investir £ 100 milhões (R$ 726 milhões) para atualizar o local construído em 1962, incluindo uma nova oficina, linha de montagem completamente atualizada, redução da área total e a criação de uma linha de montagem de baterias no local. 100% da eletricidade utilizada pela fábrica será produzida localmente usando parques eólicos e solares.
"Esta nova era de fabricação verá uma transformação da fábrica de Ellesmere Port“ adequada para o futuro ”, com uma nova funilaria, montagem geral atualizada, redução da área total e a criação de um conjunto de baterias no local. Além disso, haverá maior suporte para permitir um caminho para a neutralidade de carbono para a unidade até meados desta década. O local pretende ser 100% autossuficiente em eletricidade e os trabalhos começarão em breve em potenciais parques eólicos e solares."
Galeria: Peugeot e-Partner
A partir de 2022, a fábrica inglesa estará pronta para produzir vans elétricas compactas para as marcas Vauxhall, Opel, Peugeot e Citroën vendidas no Reino Unido e nos demais mercados da Europa. Confira a lista de modelos abaixo:
- Peugeot e-Partner
Peugeot e-Rifter (versão de passageiros) - Citroën ë-Berlingo van
Citroën ë-Berlingo (versão de passageiros) - Opel Combo-e
Opel Combo-e Life (versão de passageiros) - Vauxhall Combo-e
Vauxhall Combo-e Life (versão de passageiros)
Todas as vans são tecnicamente iguais, equipadas com bateria de 50 kWh e motor elétrico de 100 kW (136 cv). A autonomia pelo padrão WLTP é de até 280 km e a capacidade de carregamento rápido DC (até 100 kW) permite a recarga de 0-80% SOC em 30 minutos.
Esse é o segundo investimento relacionado a veículos elétricos no Reino Unido até agora somente nesta semana, já que a Nissan e a Envision AESC anunciaram recentemente o polo Nissan EV36Zero em Sunderland (um gigafactory de bateria e um carro elétrico totalmente novo).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Peugeot E-3008 é o elétrico mais barato do mundo com bateria de 100 kWh
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Peugeot diz não ao design retrô para seus futuros carros elétricos
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Peugeot e-408: versão elétrica do 408 será revelada em outubro