GM recorre a fornecedor para iniciar produção de furgão elétrico
Marca norte-americana estaria contratando a alemã Kuka AG para começar a montar as vans EV600 ainda em 2021
Divisão de veículos elétricos comerciais da GM, a BrightDrop está fazendo tudo o que pode para lançar a tempo seu modelo EV600. E para isso, a empresa norte-americana pretende recorrer a um fornecedor para iniciar a produção da van elétrica até o fim de 2021, como previsto anteriormente.
Segundo a matéria do Automotive News, com base em relatos de pessoas familiarizadas com assunto, a GM irá contar com a ajuda da alemã Kuka AG para produzir seus primeiros veículos elétricos comerciais e iniciar o mais rápido possível as entregas para a FedEx.
Galeria: GM BrightDrop EV600 e EP1
Tal movimento reflete uma decisão incomum na indústria e também mostra como a GM quer cumprir seus prazos e não ficar de fora deste segmento bastante promissor. Lembrando que a empresa anunciou o lançamento da sua primeira van comercial elétrica em janeiro:
"Eles só querem que tudo dê certo", disse Mike Van Boekel, presidente da Unifor Local 88, que representa cerca de 1.500 trabalhadores horistas da fábrica canadense, sobre a decisão de contar com a Kuka. "As encomendas estão vindo muito fortes."
Nenhuma das empresas comentou os rumores, mas pelos planos oficiais a GM começaria a produzir sua van elétrica na fábrica canadense do grupo a partir de novembro de 2022, com sucessivos aumentos na capacidade de produção nos dois anos seguintes.
De acordo com as fontes citadas na matéria, a Kuka começará a montar a van comercial em pequenas quantidades, com um total previsto de 500 unidades produzidas artesanalmente na fábrica do fornecedor em Livonia, Michigan, de acordo com as fontes e documentos da GM.
"É incomum. Eles querem mostrar que podem fazer isso rapidamente", disse Sam Fiorani, vice-presidente de previsão global de veículos da AutoForecast Solutions. "No entanto, eles não têm a planta (no Canadá) pronta porque ainda estão montando o Equinox."
O plano da GM consiste no investimento de US$ 800 milhões na fábrica do Canadá para produzir seu furgão elétrico. A leitura é de que com a Tesla fora desse segmento por enquanto, a briga se concentra entre gigantes como a Ford, Stellantis e Daimler, além de algumas startups promissoras como a Rivian, que se preparam para entrar no ramo de veículos elétricos comerciais.
A BrightDrop EV600 é uma van elétrica com tração nas quatro rodas, um compartimento de carga de 17.000 litros e autonomia de 402 quilômetros com uma única carga. Em termos de capacidade de recarga, o EV600 está pronto para aceitar uma corrente CC a 120 kW. Em uma hora, isso fornecerá energia para rodar 274 quilômetros.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
Seres 3: Últimas unidades com até 74% de desconto em leilão no Brasil
GM: "Revolução dos carros elétricos seguirá independente do governo"
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
GM reage e vendas globais de carros elétricos decolam no 3º trimestre
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
GM: produção de carros elétricos e a combustão na mesma linha de montagem