Caminhão elétrico VW e-Delivery tem detalhes e preços divulgados
Após a apresentação online, a VWCO anunciou os demais detalhes do primeiro caminhão elétrico totalmente desenvolvido no Brasil
Após anunciar o início de pré-venda do e-Delivery no começo da semana, a Volkswagen Caminhões e Ônibus fez a apresentação oficial do seu primeiro caminhão elétrico, totalmente projetado e desenvolvido no Brasil, além de divulgar mais detalhes sobre o processo de vendas e preços.
Já disponível para encomendas nas concessionárias, o Volkswagen e-Delivery está sendo produzido na fábrica da montadora em Resende (RJ) em duas versões: 11 e 14 toneladas, com diferentes opções de entre-eixos e baterias que serão detalhados mais adiante.
Com o lançamento do e-Delivery, a VWCO está propondo uma nova forma de comercializar seus veículos, onde a empresa agrega à venda uma série de serviços, soluções e assistência completa, dando apoio ao gerenciamento da frota de caminhões elétricos por meio de softwares e serviços online, além de um time de empresas para atender às diversas demandas deste tipo de veículo.
Trata-se do e-Consórcio, uma ampla parceria crada pela VWCO que envolve os processos desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento do ciclo de vida da bateria dos veículos, integrando toda a cadeia de fornecedores que inclui as principais empresas que trabalham com mobilidade elétrica no mundo (GDSolar, CATL, Moura, WEG, Bosch, Meritor, Semcon, Siemens, ABB e Eletra).
Galeria: Volkswagen e-Delivery - lançamento
No caso do carregamento do caminhão elétrico, a VWCO oferece soluções como carregadores individuais, ou ainda estações de grande porte que podem recarregar vários caminhões ao mesmo tempo. Outra solução oferecida é a possibilidade de contratação e instalação de painéis fotovoltaicos para alimentar os carregadores dos veículos elétricos.
Após a entrega do lote inicial para a AmBev, parceira no projeto e primeiro cliente do caminhão elétrico, as primeiras entregas para os demais clientes terão início em novembro para o e-Delivery de 14 toneladas e em dezembro para o e-Delivery de 11 toneladas.
O Volkswagen e-Delivery está equipado com um motor elétrico WEG de 300 kW (408 cv) e 220 kgfm de torque montado na parte traseira do caminhão. O sistema elétrico de 650 volts é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL importadas e montadas pela Moura.
Após a apresentação do primeiro protótipo em 2017, o Volkswagen e-Delivery iniciou um intenso programa de testes com mais de 45.000 quilômetros rodados, que incluiu testes de rodagem em situações de uso real pelas ruas de São Paulo (SP) em parceria com a AmBev.
Volkswagen e-Delivery 11 toneladas
- 3 opções de entre-eixos: 3.300 mm, 4.000 mm e 4.400 mm
- 3 pacotes de bateria - 105 kW - autonomia de 110 km
- 6 pacotes de bateria - 190 kW - autonomia de 250 km
Volkswagen e-Delivery 14 toneladas
- 1 opção de entre-eixos: 3.300 mm
- 3 pacotes de bateria - 105 kW - autonomia de 110 km
- 6 pacotes de bateria - 190 kW - autonomia de 250 km
Garantia:
- Garantia padrão: 1 ano para o veículo e baterias
- +Rio: 1 ano para o veículo/ 2 anos para o trem de força/3 anos para as baterias
- +Rio: 1 ano para o veículo/ 2 anos para o trem de força/5 anos para as baterias
Preços:
Volkswagen e-Delivery 11 toneladas:
- 6 packs: R$ 967.000
- 3 packs: R$ 780.000
Volkswagen e-Delivery 14 toneladas:
- 6 packs: R$ 980.000
- 3 packs: R$ 795.000
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Crise da Volkswagen: fábricas alemãs na mira de montadoras chinesas
Volvo Atualiza XC40, C40, XC60 e XC90 com Android Auto
Volkswagen ID.2: O carro elétrico compacto que será um divisor de águas
Tesla enfrenta boicote de empresas e clientes por ações de Elon Musk
Volkswagen ID.4 pode ser comprado no Brasil por R$ 309.760
BYD Han e Tang revelados com nova versão elétrica de 1.100 cv na China
Volkswagen Golf elétrico: O que esperar da nova plataforma SSP