Porsche faz parceria com a BASF para baterias de alto desempenho
Empresa será parceira exclusiva de desenvolvimento de células para sua bateria de íon-lítio da próxima geração
A BASF, gigante da indústria química alemã, foi escolhida pela Cellforce Group (CFG), joint venture entre a Porsche e a Customcells, como parceira exclusiva de desenvolvimento de células para sua bateria de íon-lítio da próxima geração para carros elétricos.
A futura bateria de alto desempenho será produzida pelo Cellforce Group, com sede em Tübingen, Alemanha, e contará com o fornecimento de matérias-primas da BASF. A planta de produção de baterias deve começar a operar em 2024 com uma capacidade inicial de 100 MWh anuais, suficientes para 1.000 carros elétricos de alto desempenho.
"Como fabricante de automóveis, a Porsche pretende ser neutra em relação a CO2 em seu balanço geral até 2030. Neste sentido, uma baixa pegada de CO2, reciclagem em circuito fechado e sustentabilidade estão cada vez mais em primeiro plano," diz Michael Steiner, membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG.
Economia circular
Com suas fábricas de materiais em Harjavalta, Finlândia, e em Schwarzheide, Alemanha, a BASF será capaz de fornecer materiais para baterias com sustentabilidade, visando a menor pegada de carbono ao longo da cadeia de suprimentos em 2022.
Para fechar o ciclo, os resíduos de produção da futura fábrica de baterias no Cellforce Group serão reciclados na fábrica de protótipos da BASF para serem usados na reciclagem de baterias em Schwarzheide, Alemanha. Lítio, níquel, cobalto e manganês serão reciclados em um processo hidrometalúrgico e reintroduzidos no processo de produção da BASF para materiais catódicos ativos.
Esta parceria e o desenvolvimento das novas baterias de alto desempenho levarão a Porsche à segunda etapa do seu plano de eletrificação. A nova fase terá início com o lançamento do Porsche Macan elétrico em 2023, o primeiro construído na plataforma PPE (Premium Platform Electrical), compartilhada com a Audi e que servirá de base para os próximos Q6 e A6 e-tron.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Galeria: Porsche Taycan 2020
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025
Brasil vende mais eletrificados plug-in que o resto da América Latina
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
Geely E5: SUV elétrico é flagrado no Brasil e deve chegar em 2025
Impressões Porsche Macan EV: Elétrico sim, mas sem esquecer a tradição
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv