Suzuki e Daihatsu entram em joint venture de elétricos da Toyota
Empresas japonesas unem esforços para desenvolver veículos comerciais elétricos e autônomos
Em anúncio divulgado nesta quarta (21), a Suzuki e a Daihatsu informaram que estão se juntando à Commercial Japan Partnership (CJP), uma joint venture de veículos comerciais liderada pela Toyota que inclui as empresas japonesas Hino e Isuzu.
Trata-se uma joint venture que tem como objetivo promover a colaboração para o desenvolvimento de veículos comerciais conectados com propulsão elétrica e capacidade de condução autônoma:
- Melhorar a eficiência logística através da construção de uma infraestrutura de tecnologia conectada que ligue as principais artérias da logística (logística de caminhões) com os capilares da logística (veículos mini-comerciais)
- Expansão de veículos comerciais para miniveículos, com o uso de tecnologias de segurança avançadas que contribuem para a segurança e proteção
- Cooperar no uso de tecnologias para a eletrificação de miniveículos de baixo custo e de alta qualidade que possam ser disseminados de forma sustentável
Galeria: Conceito Daihatsu TSumutsumu
Pelo acordo, a Suzuki e a Daihatsu entram com 10% de participação na joint venture cada uma, a mesma fatia que cabe a Isuzu Motors e a Hino Motors, enquanto a Toyota lidera com uma participação de 60%, segundo matéria publicada pela agência Reuters nesta quarta (21).
"Com a Suzuki e a Daihatsu juntando-se ao projeto e trabalhando juntas, poderemos expandir nosso círculo de cooperação não apenas para cobrir veículos comerciais, mas também mini veículos", disse o presidente da Toyota, Akio Toyoda.
O anúncio vem em um momento de grande competição internacional pelo desenvolvimento de tecnologias de condução autônoma e também de cada vez mais veículos elétricos, inclusive comerciais. Essa 'união' de empresas japonesas tem como objetivo fazer frente a esse movimento.
Lançada em abril deste ano, a Commercial Japan Partnership Technologies Corporation tem como principal objetivo reforçar a vantagem competitiva dos japoneses em veículos comerciais elétrios e conectados.
Segundo Soichiro Okudaira, presidente da Daihatsu, a adesão ao acordo e o lançamento de veículos comerciais compactos permitiria o compartilhamento de dados, um grande vantagem para as empresas fornecerem melhores serviços aos clientes e melhorarem a eficiência logística.
O segmento de veículos comerciais de pequeno porte representa nada menos que 40% da frota japonesa, com mais de 31 milhões de veículos desse tipo em circulação no país. Nesse cenário, Suzuki e Daihatsu são concorrentes de destaque, e com sua entrada na joint venture, a gama de veículos comerciais agora irá abranger desde os mini veículos até caminhões de grande porte.
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