page ad skin

Mini-Jeep: Novos rumores sobre o SUV elétrico abaixo do Renegade

A nova plataforma STLA Small com tração nas quatro rodas pode servir de base ao caçula da Jeep

SUV compacto elétrico da Jeep

Rumores de um SUV compacto abaixo do Renegade continuam surgindo. E com razão, afinal, o CEO da Jeep, Christian Meunier, disse em uma entrevista ao Motor1 Alemanha em maio: "Acho que posso confirmar que ele está chegando." Agora, há novos rumores sobre a plataforma do veículo que a AutoExpress relatou pela primeira vez.

Quando questionado se a Jeep poderia expandir sua gama para incluir modelos abaixo do Renegade e acima do Wagoneer, o chefe de design da Jeep, Mark Allen, disse: "Com certeza - estamos olhando para além desses projetos. O Renegade pertence ao segmento B, então obviamente há espaço embaixo e isso é algo que estamos olhando. Mas provavelmente não estamos olhando para nada maior do que o Wagoneer - ele é um monstro!"

Esta resposta de Meunier sugere um modelo compacto (segmento A). A projeção da AutoExpress é realista, o que dá ao futuro Jeep uma semelhança com o Suzuki Jimny. Mas o Renegade também não se parece com um veículo do segmento B, e sim com um SUV compacto. Você também pode colocar um grande carroceria em uma plataforma menor. Sobre isso, a projeção Motor1 (acima), mostra que um veículo maior também 'pode caber'.

Stellantis EV Dia 2021

Allen não quis comentar sobre o surgimento do 'Mini-Jeep', mas confirmou que os novos modelos são sempre baseados no primeiro Jeep - provavelmente se referindo ao Jeep Willys. A novidade terá a grade frontal com sete divisões, rodas com design angular e balanços curtos.

E a base técnica? Atualmente, a plataforma CMP da Stellantis, na qual o Peugeot e-2008 e o Opel Mokka-e também são baseados, seria uma boa escolha. Mas, de acordo com o que se sabe, a CMP não comporta tração nas quatro rodas - algo que está intimamente ligado à identidade da marca. Se a Jeep não quer sacrificar isso, precisa escolher outra base.

Uma nova versão da CMP foi anunciada para o final de 2022, mas novamente há dúvidas que a tração integral esteja disponível. É mais provável que o novo modelo se baseie na plataforma STLA Small. Entretanto, esta plataforma para carros compactos não está programada para chegar ao mercado antes de 2026, como a última das três plataformas STLA.

Stellantis EV Dia 2021

Não se sabe se ele comporta tração nas quatro rodas, mas isso provavelmente seria uma boa solução para o projeto da Jeep. De acordo com informações do Stellantis EV Day, a plataforma deveria comportar baterias entre 37 e 82 kWh, o que tornaria possível autonomia de até 500 quilômetros, significativamente mais do que os modelos CMP atuais, que estão na faixa de 320 km com uma única carga. A potência do motor, no entanto, é limitada em apenas 70 kW (95 cv).

A alternativa seria um SUV compacto baseado na segunda geração da CMP. A vantagem seria as sinergias com os veículos CMP atuais, e o caçula da Jeep poderia ser lançado já em 2022. Desvantagem: não teria tração nas quatro rodas. Um SUV compacto urbano não precisa de tração integral, mas isso seria ruim para a imagem de marca. Mas como Carlos Tavares trouxe a Opel de volta aos trilhos - ele substituiu o Opel Corsa quase completamente desenvolvido por um modelo baseado na CMP - estamos confiantes de que ele tem habilidade para mudar velhos hábitos a qualquer momento.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Jeep Renegade 4xe