A Jeep está considerando expandir sua linha de veículos híbridos tradicionais (HEV) como uma opção mais acessível aos modelos plug-in (PHEV) e elétricos (EV), atendendo à crescente demanda nos EUA. A iniciativa foi mencionada por Matthew Nyquist, vice-presidente de planejamento global de produtos da marca, durante o lançamento do Jeep Avenger elétrico no Japão.
Nyquist afirmou que os híbridos tradicionais oferecem preços mais acessíveis e boa economia de combustível, sem os altos custos das baterias dos elétricos e plug-ins. Embora os híbridos plug-in já sejam consolidados na linha Jeep, os híbridos convencionais são uma alternativa viável, especialmente nos EUA, onde são bem aceitos. No Japão, a Jeep lançou o Avenger elétrico para testar o mercado, que tem preferência por híbridos e veículos eficientes.
A marca americana, conhecida por sua linha robusta de SUVs 4x4, já comercializa uma gama de híbridos plug-in sob a nomenclatura 4xe nos Estados Unidos, incluindo modelos como o Wrangler, Grand Cherokee e, em breve, o Gladiator. Na Europa, a Jeep também oferece versões híbridas leves (mild-hybrid) dos modelos Renegade e Compass, e o Avenger está disponível tanto em versões híbridas quanto a combustão interna.
O movimento para incluir híbridos tradicionais faz parte de um esforço maior da Jeep para acompanhar a crescente popularidade desses veículos no mercado dos EUA, que têm sido vistos como uma alternativa mais acessível aos elétricos, especialmente para consumidores preocupados com a autonomia e a infraestrutura de recarga.
Aumento nas vendas de híbridos
Os dados recentes mostram que as vendas de híbridos convencionais nos Estados Unidos representaram cerca de 9,6% do total de vendas de veículos no segundo trimestre de 2024, um aumento em relação aos 8,6% do trimestre anterior, segundo a Administração de Informação de Energia dos EUA. Em contrapartida, os veículos plug-in tiveram uma participação de mercado de 2%, um leve aumento em relação aos 1,7% do período anterior.
Embora Nyquist não tenha detalhado um cronograma para o lançamento de novos híbridos tradicionais, ele ressaltou que a Jeep está estudando a tecnologia para diferentes mercados além dos EUA, incluindo o Japão. Nesse país, os híbridos convencionais e plug-ins representam mais da metade das vendas de automóveis de passageiros, o que pode abrir caminho para uma nova fase de expansão da Jeep na região.
O Jeep Avenger, montado na Polônia, não foi projetado para o mercado norte-americano devido ao seu tamanho compacto, mas já recebeu mais de 100.000 pedidos na Europa desde o seu lançamento em 2023. No Japão, onde os carros compactos dominam o mercado, o tamanho reduzido do Avenger pode ser um diferencial positivo.
Galeria: Stellantis - Bio Hybrid
Brasil vai de híbrido flex
No Brasil, onde a Stellantis domina grande parte do mercado automotivo, a estratégia é iniciar a transição energética se apoiando em híbridos-flex, que, inclusive, devem começar a ser revelados até o fim do ano. No entanto, com tudo o que temos apurado, estes primeiros serão do tipo micro-híbridos (MHEV) e não híbridos plenos (HEV), embora o grupo automotivo tenha à disposição todos os níveis de eletrificação com sua plataforma BioHybrid.